Prefeitura de Araçatuba renova bombeamento da Lagoa das Flores

Publicado em 21 de Agosto de 2023 às 08:23 Prefeitura de Araçatuba renova bombeamento da Lagoa das Flores

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Araçatuba substituiu o antigo motor a diesel de bombeamento de água da Lagoa das Flores, no bairro Jardim América, por um novo sistema elétrico automatizado e com maior capacidade.

Dimas Bortolotti, assessor executivo da SOSP, explica que foi realizada troca da bomba de água, que era de acionamento manual e demandava a ida de algum servidor público até o local, quando chovia, para tanto ligar como desligar o sistema, por novo sistema integrado de bomba elétrica, contendo painel eletrônico, sensor de nível e nova tubulação de vazão de apoio. além de serviços de novo suporte em alvenaria e instalações elétricas.

“Quando o sensor da bomba sobe com a chuva, agora a captação de água é ligada de forma automática. Além disso, o poder de propulsão da vazão aumentou dos anteriores 80 mil litros por hora para atuais de 100 mil a 130 mil l/h”, acrescentou Bortolotti. O sistema continua despejando para tubulação até o leito do córrego Machadinho, na avenida Joaquim Pompeu de Toledo.

O investimento total foi de R$ 23.370,00 (vinte e três mil, trezentos e setenta reais), correspondentes a uma bomba centrífuga mancalizada (R$7,79 mil); um motor 20 HP 4 polos (R$9,1 mil); um painel de comando elétrico (R$2,98 mil) e instalação de equipamentos (R$3.500), custeados com recursos municipais, da própria Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Araçatuba.