A Prefeitura de Araçatuba apresentou, na quinta-feira (22), um estudo técnico com proposta de alteração no trânsito na região do viaduto da Rua Aguapeí, sob a Rodovia Marechal Rondon (SP-300). O objetivo é aumentar a segurança e reduzir acidentes no trecho, que concentra fluxo intenso e cruzamentos críticos com vias como a Rua Anhanguera e a Avenida Mário Covas.
O estudo foi elaborado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e apresentado a comerciantes da região durante reunião no Paço Municipal. Participaram o prefeito Lucas Zanatta, a vice-prefeita Nice Zucon, técnicos da secretaria e os vereadores João Pedro Pugina e João Moreira.
Segundo o levantamento, o ponto apresenta falhas, como múltiplos acessos no mesmo cruzamento, conversões em “X”, pontos cegos e liberação para manobras perigosas. O histórico de acidentes reforça a necessidade de intervenção: foram 14 sinistros com vítima em 2022, 10 em 2023, 13 em 2024 e 5 apenas nos primeiros meses de 2025, segundo dados do Infosiga e da Polícia Militar.
MUDANÇAS
A principal mudança prevê mão única na Rua Aguapeí, no sentido bairro-centro, até a rotatória da Rua José Caetano Ruas. O tráfego no sentido contrário será desviado para a Rua Carlos Pereira da Silva (antiga Mário Covas). Outras vias do entorno também terão ajustes para melhorar a fluidez.
A proposta foi bem recebida pelos comerciantes. O prefeito destacou que a medida é baseada em estudo técnico e será monitorada após a implantação. “Não é algo definitivo. Vamos ouvir a população e ajustar o que for necessário”, afirmou Zanatta.
O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Júlio César dos Santos, disse que ainda não há data para início das alterações. As sugestões colhidas na reunião serão analisadas pela equipe técnica.