Publicado em 13 de Junho de 2023 às 07:55 Prefeitura de Araçatuba promove evento para discutir cuidados com a pessoa idosa

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira (12) um evento no auditório da Unip, com o intuito de reunir a sociedade araçatubense para a discussão dos cuidados com as pessoas da melhor idade. A iniciativa marcou a abertura da campanha motivada pelo Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, que será celebrado nesta quinta-feira (15).

Os debates, palestras e apresentações artísticas foram destaque no evento, que contou com a participação ativa da comunidade. O prefeito Dilador Borges ressaltou a importância de cultivar o amor e a empatia para garantir a qualidade de vida da população idosa, que contribuiu significativamente para as conquistas que a cidade desfruta atualmente. Ele afirmou que a administração tem trabalhado incansavelmente para acolher e incentivar os idosos por meio de ações que abrangem desde o esporte até a assistência social, passando pela garantia de direitos e saúde, tanto física quanto mental.

Durante o evento, o prefeito também mencionou alguns equipamentos e espaços voltados para a melhor idade, além de anunciar obras em andamento. Entre eles, destacam-se o CCI (Centro de Convivência do Idoso) no Jardim Moreira, o CLA (Centro de Longevidade Ativa) no Jardim Dona Amélia e as 28 casas de moradia provisória para idosos na Rua Paulino Gato, no bairro José.

A vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, enfatizou que a administração municipal oferece diversos serviços direcionados às pessoas idosas, mencionando o sucesso dos Jogos das Melhor Idade (JOMI), realizados no último final de semana.

O evento contou também com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Suzeli Denys de Oliveira; do coordenador da Defensoria Pública da região de Araçatuba, Ângelo de Camargo Dalben; e da coordenadora do Creas (Centro de Referência de Assistência Social), Patrícia Mayra de Oliveira Silva. Além disso, os idosos presentes animaram o público com uma apresentação de dança e o mágico Mauro Dias realizou uma palestra interativa sobre o tema do evento.

A ação promovida pela Prefeitura de Araçatuba busca sensibilizar a população e despertar a conscientização sobre a importância de proteger e respeitar os direitos das pessoas idosas. Por meio de discussões, palestras e apresentações, a campanha incentiva a reflexão sobre os cuidados e o combate à violência contra esse grupo tão significativo para a sociedade.