Publicado em 12 de Abril de 2017 às 13:39 Prefeitura de Araçatuba participa de ação do Senar sobre Feira do Produtor Rural

A Prefeitura de Araçatuba, por meio de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), participou, na terça-feira (14), de um curso de capacitação do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

O evento aconteceu no auditório do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) e contou com representantes presidentes e colaboradores de sindicatos da região. O governo municipal foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Erik Carneiro da Silva e o pelo assessor executivo do Desenvolvimento Industrial, Arnaldo dos Santos Vieira Filho.

O principal tema da capacitação foi a Feira do Produtor Rural, que é um programa do Senar cujo objetivo é o fortalecimento dos produtores por meio da valorização do trabalho e produtos do campo. Ao participar da feira, os produtores aprendem a comercializar seus produtos sem intermediários, agregar valor à propriedade e tudo que envolve a realização de uma feira; desde colocar preço, atender bem até a correta exposição de produtos para atrair os clientes e montagem de estandes.

O instrutor do Senar e um dos criadores do programa, Carlos Alberto Leal Rodrigues, fez uma explanação sobre os objetivos do projeto e explicou como ocorre o desenvolvimento das atividades. “Este serviço possibilita comercializar diversos produtos, mesmo que os participantes não tenham produção em escala. Estabelece um ambiente favorável para ofertar os produtos diretamente ao consumidor, promovendo desenvolvimento econômico e social”, disse o instrutor.

O coordenador estadual do programa Teodoro Miranda Neto enfatizou que antes, os participantes não tinham um módulo de boas práticas na manipulação de alimentos, agora terão. “Também não poderá existir duas feiras do Produtor Rural no mesmo município, ou seja, quem participar de novas turmas do programa se unirá ao grupo já formado na cidade. Isso favorecerá o fortalecimento e a união entre eles”, explicou.

Entre as cidades atendidas pelo Siran, somente Birigui recebeu o programa no ano passado. Araçatuba receberá a capacitação neste ano. A data para início não está definida.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho Erik Carneiro da Silva, destacou que pretende implantar a Feira do Produtor Rural em Araçatuba. “Estamos seguindo firmes neste objetivo”, afirmou.