A Prefeitura de Araçatuba está reestruturando o antigo prédio da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), no Bairro Dona Amélia, para sediar a nova instalação da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Com mais de 6 mil metros quadrados, o imóvel oferece o espaço e a infraestrutura necessários para concentrar setores administrativos e operacionais, inclusive da Guarda Civil Municipal (GCM). O investimento é de R$ 200 mil.
A nova sede vai permitir que a frota da GCM seja abrigada com mais organização e segurança. Além disso, o espaço físico oferece condições ideais para atividades de formação e capacitação. A estrutura inclui salas cobertas para aulas teóricas, áreas abertas para treinamentos práticos e um antigo campo de futebol, que será adaptado para uso em simulações e exercícios operacionais.
Uma casa já existente no terreno será reformada para funcionar como alojamento dos agentes. Há projeto para no futuro ser instalada uma academia, que vai complementar a preparação física das equipes. Com isso, o novo espaço se consolida como um centro de referência para a qualificação permanente da segurança pública no município.
LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
Próximo a importantes vias de acesso, o prédio foi considerado estratégico para a logística e o funcionamento das operações da GCM. Para o secretário municipal de Segurança Pública, Júlio César dos Santos, a mudança representa um ganho direto na rotina dos profissionais. “É um avanço importante na qualificação dos serviços e das condições de trabalho das equipes”, afirma.
O prefeito Lucas Zanatta também destaca o uso inteligente do espaço. “Estamos aproveitando uma estrutura já existente e, com melhorias, dando a ela uma nova função estratégica para a cidade. É uma medida que alia economia, planejamento e eficiência, oferecendo melhores condições de trabalho para os servidores e ampliando a capacidade de atendimento à população”, diz.
REORGANIZAÇÃO
Com a mudança, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que hoje funciona com uma unidade no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado e outra na base da Polícia Ambiental, será transferida para o prédio da atual sede da Segurança Pública, na Avenida Prestes Maia, no Jardim Planalto. A previsão é de que toda a reestruturação seja concluída até o início do quarto trimestre.