Prefeitura de Araçatuba lança Operação Noites Frias

Publicado em 29 de Maio de 2024 às 09:52 Prefeitura de Araçatuba lança Operação Noites Frias

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, inicia, nesta quarta-feira (29), a Operação Noites Frias. Esta iniciativa, conduzida pelo Centro POP e a rede de proteção às pessoas em situação de rua, visa oferecer orientação e suporte durante o inverno. Araçatuba tem hoje uma população de rua de 110 pessoas. O lançamento aconteceu na sede do Centro, às 8h, quando começou também a entrega de agasalhos e cobertores para os atendidos no local.

O projeto "Noites Frias" é uma ação preventiva que busca informar e proteger a população em situação de rua contra os riscos associados às baixas temperaturas. Assistentes sociais e psicólogas do Centro POP serão responsáveis por abordar essas pessoas, fornecendo orientações sobre a queda nas temperaturas e a importância de se abrigarem em locais seguros.

O principal objetivo da operação é atender e orientar a população em situação de rua sobre as opções disponíveis para saírem das ruas durante o período de frio intenso. A ação visa prevenir problemas de saúde causados pela exposição ao frio, oferecendo um local seguro e aquecido para pernoitar, o Albergue Noturno Bom Jesus da Lapa, localizado na Rua Clarismundo de Melo, nº 399.

As abordagens serão realizadas por uma equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogas e educadores sociais do Centro POP. Eles farão buscas ativas nas praças e espaços públicos de Araçatuba, de segunda a sexta-feira, entre 17h e 20h. Durante estas abordagens, a equipe fornecerá informações sobre o albergue disponível para pernoite, onde as pessoas poderão se cadastrar, fazer uma refeição noturna, realizar higiene pessoal, pernoitar e tomar café da manhã.

A coordenadora do Centro POP, Marcela Silva Flores de Gois, informou que o local continuará oferecendo seus serviços habituais, incluindo atendimentos técnicos especializados, encaminhamentos diversos, banho e asseio, espaço e material para lavagem de roupas, entrega de kits de higiene e café da manhã. O atendimento no Centro POP é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também continuará disponível o abrigo institucional, que acolhe a todos os que precisarem de acolhimento.

Além disso, a equipe do Centro POP distribuirá cobertores e atenderá chamados da população através dos números (18) 98103-3297 e (18) 3608-5041. Após as 20h, a Guarda Municipal dará suporte, atendendo contatos telefônicos pelo número 153 e orientando as pessoas em situação de rua.

A secretária de Assistência Social, Suzeli Denys de Oliveira, comentou sobre a importância da operação. "A Operação Noites Frias é essencial para garantir que as pessoas em situação de rua em Araçatuba tenham acesso a um local seguro e aquecido durante o inverno. Nossa equipe está empenhada em oferecer todo o suporte necessário para proteger essa população vulnerável das baixas temperaturas."

A entrega dos agasalhos e cobertores contou ainda com a presença do diretor do Departamento de Atenção Especial, Edson Terra. “Estes serviços integrados, que são acrescidos ainda dos atendimentos nos equipamentos de saúde mental, criam um ambiente para a promoção da cidadania e de preservação dos direitos básicos dos cidadãos”, disse ele.