A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, tem investido na renovação da sinalização viária da cidade, abrangendo tanto a horizontal (pintura no asfalto) quanto a vertical (placas), com o objetivo de tornar o trânsito melhor.
A repintura tem empregado, inclusive, material termoplástico, que é fundido por meio de máquina específica. Este tipo de material confere maior durabilidade se comparado à aplicação de tinta à base de resina, sendo especialmente recomendado para vias de intenso tráfego veicular.
O trabalho, realizado entre os últimos dias 21 e 24, por exemplo, totalizou 52 faixas/intervenções realizadas. Apenas no dia 21 foram registradas 19 intervenções, incluindo a pintura de seis faixas na Avenida João Arruda Brasil, no cruzamento com a Avenida Waldemar Alves (rotatória - semáforo), e de mais quatro faixas com a Rua Porangaba.
Nesse mesmo dia, foram repintadas três lombadas na Waldemar Alves com a Rua Rangel Pestana e duas faixas em pontos de ônibus na Avenida Waldemar Alves, além de quatro sinalizações "Pare" em trecho sinalizado da avenida.
MAIS INTERVENÇÕES
No dia 22, foram pintadas nove faixas, com intervenções nos cruzamentos da Rua Marechal Deodoro da Fonseca com a Rua Luís Nogueira Martins e da Avenida Mário Covas com a Rua Bolívia.
Já no dia 23, foram executadas 12 faixas, sendo seis na Avenida Ibirapuera com a Rua Bolívia e 6 na Avenida Prestes Maia com a Rua Marcílio Dias.
Por fim, no dia 24, foram mais 12 faixas, incluindo seis na Avenida João Arruda Brasil com a Rua Antônio Gomes do Amaral e outras 6 na Avenida João Arruda Brasil com a Rua Saldanha Marinho.
IMPACTO POSITIVO
O secretário municipal de Segurança Pública e de Mobilidade Urbana, Júlio Cesar dos Santos, ressaltou o impacto positivo dessas ações.
"Araçatuba está se tornando uma cidade cada vez melhor sinalizada, por meio do nosso contínuo investimento em infraestrutura viária. A renovação da sinalização horizontal, especialmente com a utilização da pintura termoplástica de alta durabilidade, garante que as marcações permaneçam visíveis por mais tempo, orientando melhor os condutores e protegendo os pedestres. Sinalização clara e bem conservada é fundamental para a fluidez do trânsito e, principalmente, a redução drástica de acidentes", afirmou.