A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, capacitou 30 artistas, produtores e demais agentes culturais para que possam atuar na criação e gestão de projetos culturais. O curso foi realizado entre os dias 26 e 28 deste mês, na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral.
A capacitação “Do Edital à Prestação de Contas: Caminhos do Fomento Cultural em Araçatuba” foi oferecida em parceria com o Senac e ministrada pelo ator e jornalista Lincoln Silva. Pós-graduado em Gestão Cultural, ele possui experiência em políticas públicas, elaboração e avaliação de editais.
PLATAFORMA DIGITAL
Conforme a secretária de Cultura, Vanessa Manarelli, o objetivo foi capacitar os agentes culturais para uso do Sistema Municipal de Fomento à Cultura de Araçatuba, o FomentAraçá, plataforma digital inédita que centraliza todo o processo de fomento cultural.
Pelo site, artistas e produtores podem inscrever projetos, acompanhar análises, executar propostas e fazer a prestação de contas de editais de forma simples e transparente. A plataforma, lançada na sexta-feira (26), já está disponível no endereço www.aracatuba.sp.gov.br/cultura/editais.
“Nosso objetivo com a plataforma FomentAraçá é modernizar a gestão cultural, garantindo agilidade, acessibilidade e transparência dos processos para os fazedores de cultura da cidade. Além de ampliar o acesso aos investimentos, fortalecendo a produção cultural”, destacou.