Publicado em 22 de Janeiro de 2024 às 17:45 Prefeitura de Araçatuba atua para resgatar cidadania de família em situação precária no Verde Parque

A Prefeitura de Araçatuba está empenhada em resgatar a dignidade e proporcionar um presente e um futuro melhores para uma família que vivia em condições insalubres no bairro Verde Parque. O atendimento especializado envolve um casal de idade avançada e dois jovens, com 18 e 16 anos.

Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, há a suspeita de que o casal, ou pelo menos um dos membros, possa sofrer de transtorno de acumulação compulsiva. Esta condição dificulta a capacidade de descartar ou se desfazer de objetos, levando ao acúmulo desordenado e à desorganização dos espaços de convívio. Contudo, devido à falta de histórico de atendimento na rede de saúde mental do município, ainda não é possível confirmar o diagnóstico.

Uma força-tarefa composta por diversos setores da administração municipal está em ação para acolher os adultos e adolescentes, oferecendo assistência social e encaminhamento para cuidados com a saúde física e psicológica.

Programas serão disponibilizados visando criar oportunidades para a construção de um futuro mais promissor para todos os membros da família.

O Conselho Tutelar também integra essa intervenção especial, pois foi constatado que pelo menos três crianças frequentavam o local. Ações específicas estão sendo implementadas para assegurar o bem-estar dessas crianças e garantir que recebam o suporte necessário.

Nesta segunda-feira (22), em resposta a uma ordem judicial, servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estiveram na residência da família para a remoção de materiais armazenados no local. Mais de 12 caminhões foram utilizados para recolher entulhos diversos, incluindo a triste constatação de animais mortos, como um cachorro, e pouco mais de 60 animais peçonhentos.  Um Oficial de Justiça também esteve presente durante a ação na residência.

A ação contou com cerca de 40 profissionais, iniciando por volta das 7h30 da manhã desta segunda-feira e deverá continuar nesta terça-feira.  Até o presente momento foram retiradas 30 toneladas de lixo e com a continuação da ação, a previsão é de que poderá chegar até 70 toneladas.

O casal estava resistente e se apresentavam agressivos com a intervenção de limpeza na residência e no terreno ao lado. Houve agressão de um guarda municipal e foi acionado a Polícia Militar, levando o casal para o plantão policial. A mulher foi atendida pela equipe de Estratégia da Família no local onde foi verificado que a pressão estava alterada, chamado o SAMU, porém a mesma recusou o atendimento. Houve, ainda, ameaça dos familiares em incendiar a UBS do Bairro Águas Claras. A Secretaria de Segurança irá enviar uma viatura para ficar na UBS e solicitará apoio da Polícia Militar devido às ameaças.