A Prefeitura de Araçatuba marcou presença, nesta terça-feira (20), na abertura do Congresso de Negócios Imobiliários do Noroeste Paulista, realizado na cidade. O evento reúne mais de 200 profissionais do setor e tem como foco o debate de cenários econômicos, planejamento urbano e perspectivas para o mercado regional.
Logo no início da programação, dois painéis apresentados por representantes da administração municipal trouxeram contribuições relevantes ao debate. A iniciativa é promovida pela Prime Assessoria Imobiliária, com apoio do Banco Bradesco, do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Crecisp), Ferreira Engenharia e Prefeitura de Araçatuba.
PROTAGONISMO
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, Alencar Sader, destacou a importância de Araçatuba como polo regional e o papel ativo do poder público na dinâmica do mercado imobiliário. Ele reforçou a necessidade de momentos como o congresso para a troca de informações, apresentação de dados e definição de estratégias baseadas em planejamento.
"Araçatuba não poderia ficar de fora de um debate tão relevante. O setor imobiliário movimenta a economia e exige decisões bem embasadas. Nosso objetivo é contribuir com dados dos anos anteriores, projeções para os próximos anos e iniciativas que ajudem o setor a tomar decisões mais seguras e eficientes", afirmou Sader.
Ele também apresentou ações de desburocratização que vêm sendo implementadas pela Prefeitura para facilitar a vida de quem deseja investir e empreender na cidade.
PLANEJAMENTO
O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Sandro Cubas, por sua vez, apresentou diretrizes estratégicas para o crescimento ordenado de Araçatuba. Entre os temas abordados estiveram o Plano Diretor, legislação urbanística, habitação, regularização fundiária, Parceria Público-Privada da Iluminação Pública, infraestrutura e mobilidade urbana.
“Planejar a cidade é garantir que o crescimento venha com equilíbrio. Estamos estruturando políticas públicas que deem base ao desenvolvimento urbano, com segurança jurídica e foco na qualidade de vida”, disse Cubas.
O CONGRESSO
Segundo os organizadores, o congresso tem como objetivo fortalecer o ecossistema imobiliário do Noroeste Paulista por meio de dados atualizados, projeções futuras e trocas de experiências entre os profissionais da área.
“Esse mercado movimenta mais de 200 mil transações anuais na região e exige decisões baseadas em dados e planejamento. Eventos como esse ajudam a pensar estratégias mais sólidas”, explicou Herald Góes, diretor administrativo da Prime.
A programação segue ao longo do dia com painéis sobre marketing digital, segurança jurídica e desempenho em lançamentos imobiliários. Embora de caráter privado, o evento contou com a colaboração de diversos setores públicos e privados comprometidos com o desenvolvimento regional.