Prefeitura de Araçatuba amplia serviços de prevenção à leishmaniose visceral

Publicado em 10 de Agosto de 2017 às 17:16 Prefeitura de Araçatuba amplia serviços de prevenção à leishmaniose visceral

Desde o início da semana a Prefeitura de Araçatuba, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove  junto à Secretaria Estadual da Saúde, a Semana Estadual de Combate à Leishmaniose Visceral.

Até o dia 14 de agosto, serão feitas capacitações, palestras, exposições visuais e mobilizações em praças, escolas estaduais e municipais, Poupatempo, igrejas, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), supermercados e no Atende Fácil.

Segundo a coordenadora do CCZ Araçatuba, Célia Taiacol, as ações têm por objetivo promover ações educativas de prevenção para evitar o avanço da doença no município. Neste ano, foram detectados pelo CCZ296 cães com leishmaniose. Em humanos, foram registrados quatro casos da doença, com um óbito.

Para a prevenção e controle da leishmaniose visceral, algumas medidas devem ser tomadas, como manter a poda de árvores, folhagens e grama dos quintais, manter a saúde e a higiene dos animais, usando coleira repelente de insetos e não permitindo que o cão fique solto nas ruas.

Confira a programação completa abaixo: