Técnicos fazem a troca do equipamento no PSM
Na manhã desta terça-feira (30), o prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta, cobrou formalmente representantes da Organização Social (OS) Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE), entidade responsável pela gestão do Pronto-Socorro Municipal (PSM), esclarecimentos e providências imediatas em relação à quebra de um aparelho de ar-condicionado e à consequente falta de climatização na ala pediátrica da unidade. O problema foi resolvido por volta das 13h, com a troca do aparelho de 9 mil BTUs por outro, de 30 mil BTUs.
Segundo a entidade, o problema ocorreu após o equipamento ter parado de funcionar, por volta das 18h de segunda-feira (29). Diante da situação, a OS acionou empresa especializada para disponibilizar outro aparelho (o que ocorreu na manhã desta terça-feira), enquanto são avaliadas as medidas definitivas para a substituição adequada.
INADMISSÍVEL
“É inadmissível que as crianças e as suas famílias passem calor na ala pediátrica do Pronto-Socorro Municipal. Estamos notificando a OS para saber o que ocasionou o problema, o motivo da demora na solução e um plano para que isso não volte a ocorrer”, comenta Zanatta.
A administração municipal reforça que a manutenção, reposição e o correto dimensionamento dos equipamentos fazem parte das obrigações contratuais da Organização Social. Por isso, a Prefeitura já determinou que sejam adotadas ações corretivas, incluindo a substituição do aparelho por outro, com capacidade compatível, e a revisão preventiva do restante dos equipamentos de climatização, a fim de evitar novas ocorrências.
A Prefeitura de Araçatuba acompanha de perto a situação e reitera que não admite falhas que comprometam o conforto e o bem-estar de pacientes, especialmente crianças, e de profissionais de saúde. Todas as medidas necessárias estão sendo exigidas da OS para garantir a normalização do atendimento e a adequada climatização dos ambientes do Pronto-Socorro Municipal.