Na quarta-feira (12), o assentamento rural Chico Mendes, em Araçatuba, recebeu uma tarde de informações e propostas para que os produtores rurais conhecessem oportunidades de desenvolver e alavancar suas atividades.
Participaram do evento a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) da Prefeitura de Araçatuba, Banco do Brasil, SEBRAE e o Escritório de Defesa Agropecuária.
Foi apresentado aos produtores rurais do assentamento Chico Mendes o Plano Safra 2023/2024, pela gerente Alda Carolina Bueno, do Banco do Brasil, que destacou as linhas de crédito disponíveis aos agricultores familiares. “A Instituição é uma grande parceira para que os produtores possam cada vez mais crescer e alavancar as atividades desenvolvidas dentro da propriedade rural”, enfatizou a gerente.
Em seguida, o Sebrae-SP apresentou o Programa Agente Local de Inovação, que é um acompanhamento de 8 meses com foco em planos de melhoria e inovação da propriedade rural. “Nesse programa são atendidos 80 produtores rurais, a cada período de 8 meses, e o próximo ciclo se inicia em novembro”, adiantou Beatriz Rodrigues, agente local de Inovação Rural do Sebrae. Os interessados podem se inscrever tanto no Sebrae em Araçatuba na Av. dos Araçás, 2113, ou pelo WhatsApp (18) 3607-3087.
Representando a SMDA, o diretor Joel Lourenço discorreu sobre a agricultura familiar, enfatizando as políticas públicas disponíveis e como acessá-las, relatou a importância da organização e planejamento das atividades, culturas a serem plantadas e tratos culturais, visando sempre a qualidade dos produtos. Pontuou sobre as políticas existentes e acessíveis sendo elas: PAA - Programa Aquisição de Alimentos Municipal e CONAB, Merenda Escolar e PPAIS.
Por fim, enfatizou a importância dos mesmos participarem da Conferência Municipal de Segurança Alimentar que ocorrerá em Araçatuba, em 20 de julho, quinta-feira. “Outras políticas estão disponíveis, mas para acessá-las, há a necessidade de se fazer gestão junto aos órgãos públicos que as detêm, caso específico do Programa Bom Prato, que serve em torno de 1.500 refeições diárias e não compram da agricultura familiar, por exemplo, e que as conferências são fóruns próprios para este debate e elaboração de propostas”, explicou o diretor da SMDA.
Em seguida, os assistentes agropecuários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, CDA Regional Araçatuba, Eng. Agr. Marco Antônio Basseto e Eng. Agr. Juliano Luiz Schneider, a convite da Prefeitura Municipal de Araçatuba, realizaram uma palestra abordando e esclarecendo os pontos pertinentes à legislação que tange o uso de agrotóxicos em propriedades rurais e o respectivo descarte correto de embalagens vazias.
Entre os pontos discutidos, estavam o armazenamento adequado, tanto das embalagens cheias quanto vazias de agrotóxicos, nas propriedades rurais; a importância e as informações do receituário agronômicos dos agrotóxicos enquanto estes estiverem em uso; a utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPI) na aplicação dos produtos; e como se realizar o descarte correto de suas respectivas embalagens vazias juntos às unidades de recebimento autorizadas.
Em tempo, também foram abordados outros assuntos como a certificação fitossanitária de produtos de origem vegetal, de forma a atender exigências de mercado, sendo citada como exemplo a cadeia de produção dos citros.