Notícias

Polícia Penal do Estado promoveu Jornada da Cidadania focada em serviços e inclusão social

Publicado em 21 de maio de 2025, às 17:57 Atualização: 21/05/2025, às 17:59 Polícia Penal do Estado promoveu Jornada da Cidadania focada em serviços e inclusão social A vice-prefeita Nice Zucon discursa durante o evento no Teatro da Unip

A Polícia Penal do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), promoveu em Araçatuba a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda. O evento foi realizado nesta quarta-feira (21), no Teatro da Universidade Paulista (Unip).

 

Organizado pela Unidade de Atendimento de Reintegração Social do município, com apoio da Prefeitura, a jornada tem o objetivo de prestar serviços públicos e promover a inclusão social de pessoas egressas do sistema prisional, em cumprimento de alternativas penais e seus familiares.

 

A vice-prefeita de Araçatuba, Nice Zucon, esteve no evento e ressaltou a importância de iniciativas que promovam a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Precisamos nos unir para existir mais políticas públicas, como esse evento, que promovam a inclusão e oportunidades para todos”, afirmou.

 

A coordenadora de Reintegração Social e Cidadania da Polícia Penal, Carolina Maracajá, disse que a Jornada da Cidadania representa uma política pública viva que olha para a dignidade das pessoas egressas e em alternativas penais, e apostam na inclusão como caminho de paz.

 

“O objetivo deste evento é reunir a rede de apoio local para dar visibilidade e oferecer serviços essenciais para que essas pessoas tenham apoio e oferta de trabalho, educação e saúde. Justiça de verdade é aquela que cobra quando precisa, mas também estende a mão na hora de reconstruir”, destacou.

 

SERVIÇOS

A Prefeitura de Araçatuba participou da ação com aplicação de vacina contra a gripe e distribuição de testes rápidos; encaminhamentos para vagas de emprego; doação de livros e apresentação da Banda Municipal Bruno Zago, e atendimentos por meio do Cras, Cadastro Único e Casa da Mulher Paulista.

 

Durante o evento foram oferecidas ainda orientações jurídicas, oportunidades de capacitação gratuitas do Sebrae, Senac e Etec, orientação para elaboração de currículos, corte de cabelo, além de atendimentos de saúde por alunos dos cursos de graduação da Unip.

 

PARCERIAS

A Jornada da Cidadania teve a parceria da Defensoria Pública, secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Sebrae, Senac, Etec Araçatuba, Guarda Civil Municipal (GCM), Fundo Social de Solidariedade, além da Unip.

 

Criada em 2015, a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda é promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) como parte das ações voltadas à reintegração social. Desde 2023, passou a ser organizada também pelas Unidades de Atendimento de Reintegração Social, compostas pelas Centrais de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEFs) e pelas Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMAs).

 

A iniciativa é desenvolvida no âmbito da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), por meio de seus departamentos técnicos: Departamento de Atenção à Pessoa Egressa e Família (Daef), Departamento de Penas e Medidas Alternativas (DPMA), Departamento de Relações Institucionais e Projetos (DRIP) e Divisão de Formação, Emprego e Renda (DFER).

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites