Mais de 120 pessoas, entre gestores, prestadores de serviços, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram da Plenária Municipal de Saúde, realizada na manhã desta quinta-feira (25), no Auditório Papa Francisco, no UniSalesiano.
A iniciativa foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Araçatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, como etapa municipal da 10ª Conferência Estadual de Saúde e da 18ª Conferência Nacional de Saúde.
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a plenária foi realizada com o objetivo de reunir diversos segmentos da sociedade para a avaliação da situação da saúde e construção de propostas visando o aprimoramento das políticas públicas.
Compuseram a mesa de autoridades a vice-prefeita Nice Zucon; a secretária municipal de Saúde, Lucila Bistaffa; o presidente do Comus, Thiago Henrique Braz Mendes; e o vereador e presidente da Comissão de Saúde de Câmara, Damião Brito.
Também estavam presentes Ana Carolina Covolo Braga do Departamento Regional de Saúde (DRS-2); o provedor da Santa Casa, Everton Santos; Sandra Cristina Rodrigues Daher, representando os trabalhadores da saúde; e Luciana Oliveira Beck, representando os usuários da saúde.
HONRARIA
Um momento de destaque foi a entrega da Honraria de Participação Popular em Saúde “Walter Francisco Barros”, concedida a conselheiros e ex-conselheiros do Comus pela relevante contribuição para o fortalecimento do controle social, da participação popular e defesa do SUS.
Foram homenageadas 15 pessoas, sendo sete usuários, quatro trabalhadores da saúde e quatro gestores/prestadores de serviços, com mais de oito anos de atuação no Comus ou com mais de 65 anos, bem como ex-presidentes, conforme previsto em resolução (veja a lista completa abaixo).
PROPOSTAS
Após a palestra sobre a importância da vacinação ministrada pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Cestaro, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para as discussões dos eixos temáticos e elaboração de propostas nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Os debates foram organizados em quatro eixos temáticos: democracia e saúde como direito e soberania; financiamento adequado do SUS; desafios com emergências climáticas e justiça socioambiental; e organização do cuidado e gestão da saúde.
As propostas foram avaliadas e aprovadas em plenária, resultando na definição de uma diretriz por eixo que serão encaminhadas para a etapa estadual e nacional. Também forem eleitos os noves delegados que representarão Araçatuba na Etapa Macrorregional, que acontecerá em 2027.
Veja, abaixo, os homenageados com a Honraria de Participação Popular em Saúde Walter Francisco Barros:
Usuários da Saúde
• Thiago Augusto Gon Barros (filho de Walter Francisco Barros)
• Albertino de Lima (ex-presidente do Comus)
• Lenira Sônia Borgeth
• Luci de Fátima Ferreira Gallego
• Sidney Freitas Ribeiro
• Eliana Vincolete da Silva
• Luciana Oliveira Beck
Trabalhadores da Saúde
• Ricardo Wagner Ferrari Machado (ex-presidente do Comus)
• Celso Antunes Machado
• Neusa Correia da Silva
• José Monteiro dos Santos
Gestor / Prestador
• Antônio Domingos de Camargo
• Priscila Nogueira de Morais Cestaro
• Martha Maria Calixto Marques de Oliveira
• Marcos Adriano Mantovan