Notícias

Plenária Municipal de Saúde é marcada por homenagens e construção de propostas para fortalecimento do SUS

Publicado em 25 de junho de 2026, às 15:15 Plenária Municipal de Saúde é marcada por homenagens e construção de propostas para fortalecimento do SUS

Mais de 120 pessoas, entre gestores, prestadores de serviços, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram da Plenária Municipal de Saúde, realizada na manhã desta quinta-feira (25), no Auditório Papa Francisco, no UniSalesiano. 

 

A iniciativa foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Araçatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, como etapa municipal da 10ª Conferência Estadual de Saúde e da 18ª Conferência Nacional de Saúde.

 

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a plenária foi realizada com o objetivo de reunir diversos segmentos da sociedade para a avaliação da situação da saúde e construção de propostas visando o aprimoramento das políticas públicas.

 

Compuseram a mesa de autoridades a vice-prefeita Nice Zucon; a secretária municipal de Saúde, Lucila Bistaffa; o presidente do Comus, Thiago Henrique Braz Mendes; e o vereador e presidente da Comissão de Saúde de Câmara, Damião Brito.

 

Também estavam presentes Ana Carolina Covolo Braga do Departamento Regional de Saúde (DRS-2); o provedor da Santa Casa, Everton Santos; Sandra Cristina Rodrigues Daher, representando os trabalhadores da saúde; e Luciana Oliveira Beck, representando os usuários da saúde.

 

HONRARIA

 

Um momento de destaque foi a entrega da Honraria de Participação Popular em Saúde “Walter Francisco Barros”, concedida a conselheiros e ex-conselheiros do Comus pela relevante contribuição para o fortalecimento do controle social, da participação popular e defesa do SUS.

 

Foram homenageadas 15 pessoas, sendo sete usuários, quatro trabalhadores da saúde e quatro gestores/prestadores de serviços, com mais de oito anos de atuação no Comus ou com mais de 65 anos, bem como ex-presidentes, conforme previsto em resolução (veja a lista completa abaixo).

 

PROPOSTAS

 

Após a palestra sobre a importância da vacinação ministrada pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Cestaro, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para as discussões dos eixos temáticos e elaboração de propostas nos âmbitos municipal, estadual e federal.

 

Os debates foram organizados em quatro eixos temáticos: democracia e saúde como direito e soberania; financiamento adequado do SUS; desafios com emergências climáticas e justiça socioambiental; e organização do cuidado e gestão da saúde.

 

As propostas foram avaliadas e aprovadas em plenária, resultando na definição de uma diretriz por eixo que serão encaminhadas para a etapa estadual e nacional. Também forem eleitos os noves delegados que representarão Araçatuba na Etapa Macrorregional, que acontecerá em 2027.

 

Veja, abaixo, os homenageados com a Honraria de Participação Popular em Saúde Walter Francisco Barros:

 

Usuários da Saúde


•    Thiago Augusto Gon Barros (filho de Walter Francisco Barros)
•    Albertino de Lima (ex-presidente do Comus) 
•    Lenira Sônia Borgeth
•    Luci de Fátima Ferreira Gallego
•    Sidney Freitas Ribeiro
•    Eliana Vincolete da Silva
•    Luciana Oliveira Beck

 

Trabalhadores da Saúde


•    Ricardo Wagner Ferrari Machado (ex-presidente do Comus)
•    Celso Antunes Machado
•    Neusa Correia da Silva 
•    José Monteiro dos Santos 

 

Gestor / Prestador


•    Antônio Domingos de Camargo
•    Priscila Nogueira de Morais Cestaro
•    Martha Maria Calixto Marques de Oliveira
•    Marcos Adriano Mantovan

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites