Planeta Parou vence o Concurso Nacional de Marchinhas de Araçatuba

Publicado em 18 de Fevereiro de 2022 às 17:07 Planeta Parou vence o Concurso Nacional de Marchinhas de Araçatuba

Com 177 pontos dos 200 possíveis, a música Planeta Parou foi a campeã do 1º Concurso Nacional de Marchinhas de Carnaval de Araçatuba e tem como tema central a pandemia do Covid-19.

Das 10 marchinhas inscritas até o dia 11 de fevereiro, duas foram desclassificadas por não atenderem às exigências do Edital e as demais vieram de Macaé e Campos, no Rio de Janeiro; de Santos, Tatuí, Birigui, Ilha Solteira e Araçatuba, que inscreveu três composições, duas delas de uma mesma compositora.

A marchinha campeã Planeta Parou, é de autoria de Gustavo Luís Fernandes, de Birigui-SP. As seguintes, até a 5ª colocação são as músicas Marcha Ré, de Ana Teresa Costa Neves, de Araçatuba-SP; Demorô, de Mauro Menezes dos Santos, de Rio de Janeiro-RJ; Pé de Pitomba, de Rita de Cássia Zuim Lavoyer, de Araçatuba-SP; e 50 Bons de Pinga, de Luiz Otávio de Oliveira Lima, de Ilha Solteira-SP.

Os prêmios, em dinheiro, no valor de R$ 3.000,00, R$ 2.500,00, R$ 2.000,00, R$ 1.500,00 e R$ 1.000,00 têm origem no orçamento municipal e a motivação, além daquelas inerentes a um concurso dessa natureza, foi também a de ajudar os artistas nesses tempos difíceis de pandemia, quando a maioria passou por grandes privações já que o setor foi gravemente afetado pela necessidade do isolamento social. A Administração Municipal tem procurado favorecer esse aspecto na promoção da cultura em Araçatuba.

O julgamento aconteceu na noite da última quarta-feira (16), no Teatro Municipal Castro Alves e a Comissão Julgadora foi formada, conforme previa o Edital, por Pedro Henrique Ribeiro Borges, representante do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), Etiene Machado Consolaro e Arnon Gomes dos Santos, representantes da Sociedade Civil com notório saber na área, Diretora de Cultura Juliany Berti Alves, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Walter Renato Gonçalves, Maestro da Banda Municipal Bruno Zago.

Estando publicados os vencedores no dia de hoje, a lei dá prazo de cinco dias para recurso após o que será homologado o concurso e, aí sim, os classificados poderão comemorar.

As marchinhas serão lançadas na Exposição: Tributo ao João Navarro, que acontece do dia 25 de fevereiro a 01 de março, das 10h às 17h, na sexta-feira de carnaval, e das 13h às 20h, nos dias restantes. O evento será sediado pelo Saguão das Artes Mildred Lourdes Pacitti, localizado no Complexo Cultural Bandeiras, onde ficam também a Biblioteca Municipal e o Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge.

Dois fatos chamam a atenção nesse concurso: o primeiro é que Covid foi o tema preferido dos compositores, e o segundo é que a escritora Rita Lavoyer, que concorreu com duas marchinhas, teve as duas classificadas entre as cinco, mas conforme o Edital, apenas uma pode ser premiada.

Acesse o resultado pelo link abaixo: https://bit.ly/3550UXd