Patriotismo e incentivo à cidadania marcam 7 de setembro

Publicado em 10 de Setembro de 2018 às 14:56 Patriotismo e incentivo à cidadania marcam 7 de setembro

O patriotismo foi a grande tônica do desfile em comemoração ao Dia da Independência, realizado nesta manhã de sexta-feira (7).

Com a presença de autoridades civis e militares, mais de 10 mil pessoas acompanharam a apresentação de mais de 40 unidades, entre representantes das forças policiais e entidades civis, além de veículos que compõem a frota da Prefeitura Municipal de Araçatuba.

Projeto Patriotismo

Na abertura do evento, foram premiados os alunos vencedores do Projeto Patriotismo, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), Centro Universitário Católico UniSalesiano e as lojas maçônicas da cidade.

Os alunos dos quintos anos da rede pública produziram redações sobre o tema e os três primeiros colocados tiveram a oportunidade de apresentarem seus textos ao público que acompanhou o desfile.

Lana Melissa Lopes Lima, da EMEB Carmélia Mello Fonseca foi classificada em terceiro lugar e recebeu, das mãos da secretária municipal de Educação Silva de Sousa e Souza, um tablet.

Classificado em 2º lugar, Dan Matiyuki Hohatsu Kubota, da EMEB Leonísia de Castro, foi premiado com um smartphone, entregue por Valter Aguiar, presidente do Conselho das Lojas Maçônicas de Araçatuba.

A grande vencedora do concurso foi Manuela dos Anjos Azevedo Dias, da EMEB José Herculano, que recebeu um notebook das mãos do prefeito Dilador Borges.

DESTAQUES

Antes do desfile, o prefeito de Araçatuba exaltou o patriotismo, como única saída para se construir um país melhor. Dilador lembrou o exemplo de D. Pedro I, “filho da família real portuguesa, que teve coragem de se colocar à disposição do Brasil”, afirmando que esse gesto deve ser seguido e ensinado às novas gerações.

Para o prefeito, “a bandeira e o hino nacional são as maiores armas que temos para construirmos um país com mais respeito, um país mais ordeiro”. “Será que não está na hora de os brasileiros gritarem e proclamarem a independência da corrupção da desordem? Todos nós queremos um país sem corrupção, com desenvolvimento, com obras concluídas, com trabalho, com mais lazer. E a hora de começarmos a construir isso está chegando, é agora em outubro. Precisamos escolher nossos representantes com consciência”, ressaltou.

Dentre as unidades desfilantes, uma das que mais chamou a atenção do público foi a do Tiro de Guerra 02-010, que levou 100 homens à rua. Deste total, um grupamento apresentou com uniforme de camuflagem e um dos atiradores desfilou com camuflagem completa, tornando-se uma das grandes atrações do evento.

No total, aproximadamente 900 pessoas participaram do desfile, distribuídas por cerca de 40 unidades.