A Ouvidoria da Prefeitura de Araçatuba registrou 2.668 manifestações no ano passado, entre denúncias, solicitações, reclamações, elogios, informações e sugestões da comunidade. O órgão atendeu 1.510 solicitantes no decorrer dos 12 meses, obtendo índice de satisfação de 75,1%, em razão de as respostas dadas dentro dos prazos terem atingido o índice de 97,52%.
Os números estão no Relatório Anual de Gestão 2024 da Ouvidoria Geral do Município de Araçatuba, demonstrando o balanço detalhado dos atendimentos realizados durante todo o ano passado. As principais queixas foram sobre terrenos que precisavam de roçagem, atendimento em unidades de saúde, demora para marcar consultas médicas e serviço de tapa-buracos.
EFICAZ
"Os números divulgados demonstram que a Ouvidoria é um canal eficaz para termos ciência das necessidades reais, que tocam a vida, o dia a dia da nossa população”, afirma o prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta. O gestor descreve o órgão como importante ferramenta que a população deve conhecer melhor e usar para exercer os seus direitos.
Segundo Zanatta, a Ouvidoria é essencial para garantir a transparência e a participação cidadã na gestão pública, pois funciona como um canal direto entre a população e a administração, na medida em que permite que o cidadão apresente reclamações, sugestões, denúncias e elogios. “Isso fortalece a democracia local, já que possibilita o acompanhamento das ações governamentais e a melhoria dos serviços prestados”, avalia Zanatta.
SERVIÇO
A Ouvidoria Geral de Araçatuba pode ser acionada pelos munícipes que quiserem registrar queixas, solicitações, sugestões ou elogios, pelo Fale Conosco do site da Prefeitura https://aracatuba.sp.gov.br/fale-conosco ou pelo telefone (18) 3607-6500.