Números mostram potencial turístico de Araçatuba

Publicado em 13 de Janeiro de 2023 às 12:11 Números mostram potencial turístico de Araçatuba

Araçatuba recebeu mais de quatro mil visitantes de várias partes do mundo no Posto de Informações Turísticas e no Parque Ecológico Baguaçu no ano passado. E nos últimos seis meses de 2022, as empresas prestadoras de serviços turísticos recolheram mais de R$ 996 mil por mês de impostos (ISS) na cidade. Os dados fazem parte de um levantamento da Secretaria Municipal de Turismo e mostram o potencial local para o setor.

Ao apresentar os números, o secretário municipal de Turismo, Marcelo Astolphi Mazzei destacou que a grande divulgação de Araçatuba em feiras e o bom retorno dado pelos visitantes são alguns dos motivos para os bons resultados. Ele destaca, ainda, os investimentos públicos e privados feitos nos últimos anos como fator também preponderante.

“Araçatuba está passando por um momento único no desenvolvimento do seu potencial turístico. E o mais importante de tudo isso, que este é apenas o início do processo. Os bons resultados aferidos em 2022 indicam que estamos no caminho certo e dão impulso para novos empreendimentos. Creio que nos próximos anos, a cidade terá ainda mais sucesso”, destaca Mazzei.

O prefeito Dilador Borges também comentou os dados e afirmou que Araçatuba tem se tornado uma cidade melhor para seus moradores, por isso acaba sendo também mais receptiva para os turistas. “Temos força em todas as formas de turismo e com os investimentos que temos feito estamos nos preparando para sermos referência no interior paulista nos próximos anos”, afirmou ele.

Araçatuba recebeu apenas no Posto de Informações Turísticas instalado em um dos shoppings da cidade a visita de 1.119 turistas vindos de 76 municípios, inclusive de Washington (EUA), Montreal (Canadá), Londres (Inglaterra), Captown (África do Sul), Paris (França), Quito (Equador).

Os dados levantados também mostram que um dos locais mais visitados foi o Parque Ecológico Baguaçu (Peba), que recebeu, no período de março a novembro do ano passado, 3.781 pessoas, de 109 municípios diferentes.
A coleta das informações no período de junho a novembro de 2022 mostram que o setor promoveu uma arrecadação média mensal de ISS de R$ 996.422,29, projetando receita anual de R$ 11.957.067,46.

No mesmo período, Araçatuba movimentou 759 voos transportando 36.931 passageiros e mais 24.910 passageiros rodoviários – bilhetes emitidos com destino Araçatuba – totalizando 61.841 viajantes.

Na quarta edição do troféu Top Destinos Turísticos, ano passado, Araçatuba foi premiada em primeiro lugar na categoria Destino de Estudos e Intercâmbio. Este é um importante selo de reconhecimento aos municípios e regiões turísticas do estado que investem e fazem do turismo uma fonte geradora de renda e empregos. O município concorre nesta premiação desde 2019 quando venceu na categoria Turismo de Compras. Em 2020, foi finalista em Turismo de Pesca.