Novos trabalhos são desenvolvidos por Agentes Controladores de Vetor

Publicado em 10 de Junho de 2019 às 09:28

Com a contratação de novos Agentes Controladores de Vetor, novas atividades foram desenvolvidas. Eles foram contratados em regime estatutário, por concurso que aconteceu no final do ano passado, para o qual foram abertas 40 vagas para o Centro de Controle de Zoonoses.

De acordo com o diretor das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Alexandre Alves, a primeira chamada ocorreu no dia 17/5 e os mesmos tinham até 17/6 para se apresentarem. “Dentro desse prazo, 29 pessoas assumiram, ficando 11 vagas em aberto. Foi criado, então, um cronograma de atividades a serem desenvolvidas através de capacitação. Estas foram criadas pela Superintendência de Controle de ENDEMIAS (SUCEN), em conjunto com a Secretaria de Saúde, através dos médicos veterinários e equipe técnica da VISAM”, comenta.

O mês de maio contou com a execução de grandes trabalhos. No dia 17, houve uma reunião com todos os servidores já empossados no pátio do CCZ, onde foram recepcionados pela gerente de campo e pelo diretor do Departamento; no dia 20, ocorreu a capacitação para os agentes sobre máquinas automatizadas, de compressão prévia, partes técnica e práticas; nos dias 21 e 22, no Salão Azul da Prefeitura, aconteceu a capacitação sobre arboviroses em relação à dengue, chikungunya e escorpião, com a Educadora da Saúde permanente da SUCEN, Tania Suto, e Enfermeira Priscila Cestaro; no dia 23, também no Salão Azul, houve a capacitação sobre a febre amarela, leishmaniose e ZIKA, pela educadora de saúde permanente da Sucen, Tania Suto, a Enfermeira Priscila Cetaro, e o Veterinário Dr. Rafael Cipriano; e nos dias 28 e 29 ocorreram capacitações com os servidores que assumiram as 15 equipes como supervisores e orientação sobre educação permanente, respectivamente.

A Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu no final do ano passado, todos os uniformes necessários e tablets para os novos agentes, que serão entregues no momento oportuno pelas autoridades do município.