Novo recurso online permite consultas de débitos fiscais por imobiliárias

Publicado em 20 de Abril de 2018 às 17:06 Novo recurso online permite consultas de débitos fiscais por imobiliárias

Em reunião no gabinete do prefeito Dilador Borges com representantes do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) de Araçatuba, nesta quinta-feira (19), foi anunciada a criação de uma ferramenta no sistema ISS Online para consultas de débitos fiscais municipais para uso de imobiliárias.

A ferramenta foi criada pelo Departamento de Tecnologia e Modernização Administrativa (DTIMA) da prefeitura, atendendo a um pedido do Creci. De acordo com o diretor do DTIMA, Leônidas Rodrigues Neto, o atalho foi criado dentro do ISS Online, sistema já utilizado pelas imobiliárias. A imobiliária deve requerer no Atende Fácil o acesso aos dados. Após a aprovação do pedido, o setor de parametrização do ISS Online da Secretaria Municipal da Fazenda providenciará a liberação.

O acesso será feito através do CNPJ da imobiliária e a criação de uma senha. A imobiliária solicitará junto ao que julgar necessário a ter esse acesso vai solicitar. Após o primeiro acesso, será visualizado o Termo de Responsabilidade, em que a imobiliária se compromete, entre outros deveres, a não utilizar as informações confidenciais a que tiver acesso para benefício próprio.

O delegado regional do Creci Araçatuba, Izaías Bittencourt Sobrinho, diz que a parceria traz benefícios aos corretores e também à prefeitura. “Essa parceria que a prefeitura assina com o Conselho hoje é mais uma ferramenta que vai agilizar o trabalho do corretor de imóveis no seu dia a dia, facilitando o acesso a informações na hora do fechamento de um negócio. Isso em contrapartida gera recursos para o município, pois quem não está em dia precisa se regularizar antes de fechar o negócio”.

Flávio Shinsato Higashi, delegado municipal do Creci, definiu o ato como uma colaboração mútua. “O corretor tem obrigação legal de dar segurança ao cliente que está adquirindo o imóvel, o que será facilitado através dessa liberação do acesso aos dados fiscais do imóvel que o corretor está transacionando”.

O prefeito Dilador Borges deixou registrado seu apoio ao Creci. “O propósito da administração municipal é trabalhar pelas pessoas. Confiamos no trabalho do Creci e das imobiliárias, que a partir de agora poderão agilizar seus processos de trabalho. É importante frisar que o DTIMA fará o gerenciamento dos dados acessados, o que traz segurança a todos”.