Publicado em 11 de Dezembro de 2018 às 12:08 Novo prédio da Polícia Civil concentra serviços e reduz custos em mais de R$50 mil mensais

Na manhã desta segunda-feira (10), foi inaugurada a Central de Polícia Judiciária de Araçatuba (Deinter 10), na rua José Pedro dos Santos, nº 584, no bairro Higienópolis.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, esteve em Araçatuba especialmente para a solenidade, que contou com autoridades locais, entre elas o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges; a vice-prefeita Edna Flor; o presidente da Câmara Municipal, Rivael Papinha; o comandante do Policiamento do Interior 10 (CPI 10), Coronel Paulo Motooka; e o diretor do Deinter 10, Nelson Barbosa Filho, e o juiz de Direito Emerson Sumariva Junior, além de funcionários da Polícia Civil.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o governo estadual investiu R$ 8.634.382,86 nas obras, que ocorreram entre março de 2016 e 30 de outubro de 2018. Além disso, foram destinados R$ 328.161 para aquisição de móveis, cortinas e equipamentos.

O imóvel passou por reforma e ampliação, para fusão e integração de unidades de Polícia Judiciária já existentes na cidade, para melhorar o atendimento à população e proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários e conforto aos usuários. O prédio contempla 11 unidades e os últimos ajustes foram realizados no último final de semana.

O complexo de Polícia Judiciária irá abrigar o plantão policial, a central de telecomunicações, os quatro distritos policiais, a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM), a Delegacia de Polícia de Investigações Gerais (DIG), a Delegacia de Polícia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), o Setor de Cartas Precatórias e o Núcleo Especial Criminal (Necrim).

Além das unidades, a Central ainda incorpora três cozinhas, refeitório, auditório, 32 banheiros, 62 salas, duas recepções, elevador, arquivo geral e três depósitos para materiais apreendidos. A concentração dos serviços provoca redução de R$50 mil mensais antes pagos em aluguéis, além de custos operacionais de manutenção, limpeza e demais logísticas.

Dilador Borges entregou ao secretário de Estado Mágino Alves o decreto nº 20.412, que o declara Hóspede Oficial do Município de Araçatuba “Hoje não é só vocês que estão em festa, mas toda a nossa região que tem a possibilidade de ter a Polícia Civil contribuindo para termos o nível de estado mais seguro da federação. Esse trabalho árduo, que é realizado em conjunto com a Polícia Militar, o Governo do Estado de São Paulo e os cidadãos que trabalham para termos, além da segurança propriamente dita, também a sensação de segurança de uma sociedade que reconhece a união como o melhor caminho para o bem-estar de todos”, declara o prefeito de Araçatuba.

O secretário de Estado trata a entrega do novo prédio como uma demonstração de reconhecimento aos profissionais da segurança pública. “Esse é um momento histórico para Araçatuba, esse prédio é maravilhoso e um dos melhores prédios da polícia de todo o nosso estado. O trabalho do policial civil e do militar é muito duro e nós temos que oferecer melhores condições de trabalho para esses homens e mulheres, que fazem São Paulo ter os melhores indicadores criminais de todo o país, e que são capazes de doarem suas vidas para salvar a de pessoas que, muitas vezes, eles sequer conhecem. Isso precisa ser reconhecido”, finaliza.