Mutirão do olho atende mais de 200 pacientes diabéticos

Publicado em 29 de Novembro de 2022 às 10:59 Mutirão do olho atende mais de 200 pacientes diabéticos

A Prefeitura de Araçatuba, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e a Liga de Oftalmologia da UniSalesiano, realizou no último sábado (26), um mutirão para avaliação de exame de fundo de olho em pacientes diabéticos.

A avaliação foi feita no Centro de Especialidade em Saúde Auxilium, pelos oftalmologistas Dra. Mariana Previato e Dr. Rogério Shinsato. O atendimento gratuito à população recebeu 209 pacientes diabéticos.

As UBS selecionaram, orientaram e estimularam os pacientes que já estavam fazendo o acompanhamento na Atenção Primária. Os que tiveram alguma alteração foram encaminhados para tratamento através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Além das avaliações de fundo de olho, também foram realizados exames de glicemia capilar e aferição da pressão arterial.

A retinopatia diabética, como é chamada a doença, afeta a parte dos olhos pelo descontrole da glicemia no sangue e que pode levar à cegueira se não tratado a tempo.