Música, dança, teatro e poesia celebram Dia da Consciência Negra

Publicado em 18 de Novembro de 2022 às 09:51 Música, dança, teatro e poesia celebram Dia da Consciência Negra

Como celebração ao Dia da Consciência Negra, que tem data oficial no dia 20 de novembro, o Teatro Paulo Alcides Jorge sediou, na tarde desta quinta-feira (17), apresentações musicais, danças, teatro e declamação de poemas de alunos das escolas municipais de Araçatuba.

Sob o tema Memória e Construção do Antirracismo, a programação teve duas horas de duração, das 14h às 16h, com transmissão ao vivo nas redes oficias da Prefeitura de Araçatuba (Facebook, instagram e Youtube), por organização e realização conjunta das secretarias municipais de Participação Cidadã, de Educação e de Cultura.

A recepção do público foi com a Banda Municipal Bruno Zago, na área externa do teatro.

A primeira apresentação foi da música Olhos Coloridos, por alunos da escola Aryzinho, que dedicaram ao prefeito Dilador Borges, seguida da música “Normal é ser diferente”, por alunos da Emeb Prof. Alvino Barbosa, personalidade araçatubense cujos filhos Renato Ribeiro Barbosa e Paula Ribeiro Barbosa Silva estiveram presentes e receberam homenagem em nome do pai.

Na sequência, a “Trilha Antirracista”, pelo Rodolfo da DRE; a Dança Contemporânea, pelos alunos da EE Luiz Gama; o teatro de fantoches “Origem da Feijoada”, por alunos da EE Licolina Villela Reis Alves; Poemas e poesias, com alnos da EE José Cândido; e apresentação teatral “Criando Asas” com alunos da EE Ary Bocuhy.

O evento contou com abertura oficial e presença de autoridades municipais, o prefeito Dilador Borges e a vice-prefeita Edna Flor, que também é secretária municipal de Participação Cidadã; as secretárias municipais Silvana de Sousa e Souza (Educação) e Tieza Lemos Marques (Cultura); os vereadores Dr. Alceu, presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Wesley Monea (Dialogue) e Maurício Rufino (Bem-Estar). Também participaram a dirigente de Ensino Regina Pretti e o coordenador da DRE (Diretoria Regional de Ensino) Rodolfo Chiccoli.