Notícias

Mudanças no trânsito da Zona Leste e de pontos críticos de Araçatuba entram em vigor nesta quarta-feira

Publicado em 22 de julho de 2026, às 12:06 Mudanças no trânsito da Zona Leste e de pontos críticos de Araçatuba entram em vigor nesta quarta-feira

Começaram nesta quarta-feira (22) as mudanças no trânsito no bairro Vitor Botelho, no Pinheiro, no cruzamento da Avenida Saudade com a Via Anhanguera, na região do Viaduto Pedro Marini, e no cruzamento das ruas Wandenkolk e São Bernardo, em Araçatuba.

 

O objetivo das intervenções é reduzir acidentes e dar mais fluidez ao trânsito em pontos considerados críticos da cidade. As propostas haviam sido apresentadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana à comunidade em audiência realizada na Câmara de Araçatuba, em abril.

 

No bairro Vitor Botelho passa a valer o sistema binário: ruas principais operam agora em mão única, de forma intercalada, nos sentidos centro-bairro e bairro-centro, enquanto as vias transversais seguem em mão dupla. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a medida busca distribuir melhor o fluxo de veículos e reduzir pontos de conflito em uma região que teve crescimento urbano expressivo nos últimos anos.

 

No Pinheiro, a intervenção será diferente: em vez do sistema binário, o bairro passa por uma revitalização da sinalização, com repintura de faixas, atualização de placas de regulamentação e reforço da sinalização horizontal nos principais cruzamentos. A medida busca melhorar a orientação de motoristas e pedestres e corrigir pontos de sinalização desgastada ou desatualizada.

 

Acesso ao Viaduto Pedro Marini

 

No cruzamento da Avenida Saudade com a Via Anhanguera, apontado como trecho crítico pela recorrência de conflitos de tráfego, entram em operação a canalização do fluxo com nova sinalização horizontal, faixa contínua divisora, setas direcionais no pavimento, revitalização da faixa de pedestres e novas placas de regulamentação. A intenção é eliminar o entrelaçamento de veículos no acesso ao viaduto e ampliar a segurança dos condutores.

 

No cruzamento das ruas Wandenkolk e São Bernardo, a intervenção prevê parada obrigatória, sinalização complementar no pavimento com a indicação “Pare à frente” e placas de advertência para antecipar a atenção dos motoristas. A medida visa reduzir a velocidade e reforçar a segurança viária no local, sem comprometer a função da Rua Wandenkolk como corredor importante para o transporte coletivo.

 

Contexto

 

As intervenções fazem parte de um conjunto de estudos técnicos elaborados pela Secretaria de Mobilidade Urbana para adequar a malha viária ao crescimento populacional, à expansão de bairros e serviços e à instalação de novas empresas na cidade. Os projetos foram apresentados em abril, na Câmara Municipal.

 

Na apresentação das propostas, o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Júlio César dos Santos, destacou a necessidade das mudanças diante do crescimento da frota: “Nosso objetivo é reduzir os números de acidentes e, consequentemente, as mortes. Araçatuba tem uma frota de mais de 200 mil veículos e uma estrutura viária que, em muitos pontos, não foi planejada para esse volume.”

 

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites