Meio Ambiente tem mudas de árvores para doação

Publicado em 15 de Janeiro de 2019 às 10:00 Meio Ambiente tem mudas de árvores para doação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) de Araçatuba tem um programa especial para doação de mudas.

O Programa de Incentivo à Arborização de Logradouros Públicos, estabelecido pela lei municipal n° 6.757 de 12 de junho de 2006, objetiva a arborização das ruas e avenidas com mudas de plantas ornamentais e frutíferas.

Atualmente, a SMMAS conta com mais de 2.000 mudas das espécies resedá-mirim, resedá gigante, quaresmeira, pau-formiga, pata-de-vaca, jacarandá-mimoso, ipê-de-jardim, canelinha, calistemo e aroeira-pimenteira.

Todo munícipe tem direito a retirar uma muda gratuitamente na sede da SMMAS. No ato da doação da muda, a pessoa interessada deve estar portando documento válido com foto, informar seu endereço e o endereço do plantio (caso seja em local diferente) além de assinar o Termo de Compromisso de Plantio. Em 2018, a SMMAS firmou 447 termos de compromisso.

No ato da entrega da muda, o requerente é questionado quanto às características de onde ocorrerá o plantio, sobre presença de rede elétrica, da necessidade de um canteiro de no mínimo 1m² e as distâncias entre equipamentos de serviço (poste, garagem, bueiro, rede de água e esgoto) são observadas para que o técnico sugira as espécies ideais para cada espaço e oriente o plantio.

Caso o munícipe deseje retirar mais de uma muda, com limite de cinco unidades, é necessário fazer a solicitação no Atende Fácil. Dessa forma, equipe técnica da SMMAS fará vistoria prévia para análise das condições estruturais do local do plantio. Após essa etapa, o solicitante tem a autorização para retirar as mudas.

A doação de mudas é gratuita. A SMMAS está localizada no Parque da Fazenda, à avenida Dr. Alcides Fagundes Chagas, nº 222 no bairro Aviação. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.