Limpeza do Baguaçu retirou 450 quilos de lixo em ação voluntária

Publicado em 22 de Junho de 2017 às 11:14 Limpeza do Baguaçu retirou 450 quilos de lixo em ação voluntária

Para marcar o encerramento da Semana do Meio Ambiente, voluntários fizeram um mutirão de limpeza do ribeirão Baguaçu na manhã de sábado (10). Foram retirados 450 quilos de dejetos sólidos, como garrafas e sacolas plásticas, latas, copos descartáveis e até pedaços de móveis. A ação foi coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade e contou com ajuda de servidores municipais, da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Samar e do Grupo de Escoteiros Dom Bosco.O prefeito Dilador Borges participou dos trabalhos e aproveitou a oportunidade para pedir para que a população tenha mais cuidado com o meio ambiente, não descartando lixo em local inadequado. “O que removemos foi um lixo que não deveria existir, pois a cidadania tem que se exercida no cuidado com o patrimônio público, que é de todos nós, cidadãos”, disse o prefeito.

Os trabalhos de limpeza foram concentrados dentro da área do Peba (Parque Ecológico Baguaçu). Antes de ser iniciada a limpeza, foi servido um café da manhã preparado pela administração municipal. Todos os voluntários receberam luvas para poderem trabalhar com segurança.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Petrônio Pereira Lima, afirmou que a atividade encerrou a semana de debates sobre sustentabilidade com um exemplo prático de como a comunidade pode ser, ao mesmo tempo, a vilã e a heroína do planeta.

“Se as pessoas sujam e maltratam a natureza, também cabe a nós fazer a limpeza. Um dia chegaremos ao ponto em que os rios poderão correr livres de poluição e as matas serão preservadas. Mas até lá, vamos trabalhando por meio da educação ambiental”, afirmou o secretário, que ficou encantado com a participação de um grande número de crianças na ação.