Publicado em 07 de Janeiro de 2020 às 18:22 IPTU não aumenta e georreferenciamento afeta apenas obras e ampliações irregulares

A Prefeitura de Araçatuba informa que não haverá reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e taxa de lixo para 2020, sendo mantidos os valores do ano passado, e apenas quem fez ampliações sem informar a prefeitura sofrerá correção nos valores.

Somente uma parte dos contribuintes receberá, junto com seu boleto, um anexo com fotos aéreas informando que houve novas construções ou ampliações de áreas construídas nos últimos anos, e apenas quem não informou à Prefeitura da ampliação pagará um adicional de IPTU, correspondente à área construída.

A cobrança será feita pela tabela mínima de zoneamento e os contribuintes que já regularizaram a situação no período das obras não sofrerão acréscimo no valor.

Todos terão oportunidade para procurar a Prefeitura, ao longo de 2020, para regularizarem a situação de seus imóveis e o cidadão dono de área e terrenos que não regularizar estará sujeito à multa após visita dos fiscais de postura da Prefeitura.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Ernesto Tadeu Consoni, a revisão das áreas construídas no município faz parte da primeira etapa do programa de georrefenciamento, prestado pelo Consórcio Araçatubense, liderado pela empresa Engemap – Engenharia, Mapeamento e Aerolevantamento Ltda, contratado em dezembro de 2018, inclui fotografias aéreas de todo o município.

A finalidade deste trabalho é o de realizar novo levantamento e atualização de planta genérica de valores e correções de áreas de imóveis que foram ampliadas mas não estão regularizadas. O serviço foi contratado por R$ 2.102.336,00.

Consoni explicou que a cobrança das áreas construídas faz parte de um programa da administração de promover a justiça fiscal.

“Temos que ter esta responsabilidade social. A Prefeitura não está buscando formas de arrecadar mais. Só é preciso que todos paguem pelo que é justo para todos, para o bem de toda a coletividade”, justificou Consoni.

A Prefeitura de Araçatuba inicia em breve a distribuição dos 104 mil boletos para o pagamento do IPTU 2020, mas os contribuintes cadastrados poderão ter acesso aos boletos no site da Prefeitura (aracatuba.sp.gov.br).