INCRA e secretarias municipais visitam assentamentos e buscam melhorias

Publicado em 19 de Setembro de 2017 às 16:13 INCRA e secretarias municipais visitam assentamentos e buscam melhorias

A vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, e representantes de secretarias municipais visitaram, na sexta-feira (15), os assentamentos Araçá, Chico Mendes e Hugo Herédia, junto ao superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Alexandre Pereira da Silva, e seu substituto, Edson Fernandes. A visita teve a intenção de ouvir as solicitações dos assentados ao Instituto e promover um trabalho de integração entre as secretarias e os assentamentos.

Durante as visitas, o INCRA recebeu diversas solicitações dos assentados, dentre elas, o apoio a mulheres; a implantação do Pronaf Jovem, que é um crédito para as necessidades de investimento de jovens agricultores; pedidos de Contratos de Concessão de Uso, que Fernandes se comprometeu a analisar e garantiu que o Instituto tem concedido todos os pedidos relacionados; e também a manutenção de estradas internas dos assentamentos.

Sobre a manutenção desses trechos, o superintendente substituto esclareceu que a prefeitura fez um projeto bem elaborado e que custa cerca de R$ 1,7 milhões. Segundo ele, o INCRA não conseguirá atender o valor total da obra, mas cederá cerca de 1 milhão. Com isso, a Administração Municipal deverá fazer um levantamento para priorizar as partes mais críticas das estradas internas. O projeto deverá passar por procedimentos legais e será iniciado até o final do ano.

Uma das solicitações, ainda, foi que sejam empregadas atividades esportivas e de lazer nos assentamentos, além de academia ao ar livre. Em razão de tal realização estar fora do alcance do INCRA, o Secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Sérgio Tumelero, pediu a palavra e garantiu que Adminstração Municipal, junto à sua secretaria, já estão pensando no que fazer para levar recreação a esses locais.

Segundo o secretário, algumas coisas são fáceis de resolver. “Se pensarmos um pouco, dá para fazer muitas atividades de lazer nessas áreas. Campo de futebol, mini campo, espaços onde possam ser realizadas atividades de dança, basquete e esportes em geral”, observou.

Visitas

Segundo o assessor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial de Araçatuba, Arnaldo Vieira Filho (Dindo), os representantes do INCRA e das secretarias municipais participaram durante a manhã de uma reunião no assentamento Araçá, onde escutaram as reivindicações de melhorias para o espaço. Foi vistoriado um barracão para elaboração de projetos de adequação do local para construção de um cozinha industrial e áreas de esportes e cultura.

Na sequência, todos visitaram a obra da estrada Caram Rezek, que foi iniciada graças ao programa Melhor Caminho e que após o serviço de terraplenagem, já apresenta grande melhoria. No assentamento Chico Mendes, foi feita uma visita à escola, para projeto de elaboração de convênio para adequação de novo prédio. A intenção é abrigar mais salas de aula e melhorar a estrutura de cultura, esportes e recreação.

Todos os representantes também estiveram na Casa de Praia, um imóvel às margens do rio Tietê, a fim de elaborar projeto para reforma e instalação de restaurante, loja de conveniência e píer para receber embarcações. O motivo é explorar o potencial do turismo rural e agregar renda para os produtores dos assentamentos.

Por último, todos se dirigiram ao assentamento Hugo Herédia, onde participaram de uma reunião e ouviram solicitações de melhorias. Além disso, engenheiros e arquitetos tiraram medidas para fazer relatórios necessários para que os projetos direcionados ao local possam ser realizados.

A vice-prefeita Edna Flor visitou esse último assentamento, chegou mais cedo que os demais representantes e aproveitou para conversar com vários assentados e anotar diversas solicitações à Administração. Durante sua palavra, quis agradecer todas as secretarias e a importante parceria com o INCRA. “Geração de trabalho, renda e cidadania. Essa é a nossa proposta”, finalizou.

Ainda segundo Arnaldo Vieira Filho, estradas internas dos três assentamentos já foram vistoriadas para realização de projeto de recuperação dos trechos prioritários e pontos críticos.