Publicado em 10 de Julho de 2023 às 14:48 Impulso no mercado pet de Araçatuba estimula a criação de novos empreendimentos no setor

Abertura de novas empresas do segmento no município cresceu 5,7% no ano passado.

10/07/2023 - Araçatuba vem experimentando uma expansão no mercado pet, com um aumento de 5,7% na abertura de novas empresas no setor, durante o ano de 2022. Isso representa um total de 74 novos estabelecimentos, ilustrando de maneira concreta o potencial que este segmento apresenta para investimento na economia local.

A tendência positiva de crescimento não se limitou ao ano passado. No primeiro trimestre de 2023, Araçatuba acolheu mais 10 empresas do setor pet, sustentando o ciclo de expansão empresarial e comprovando sua dinâmica atividade econômica.

Uma pesquisa elaborada pela plataforma "Observatório Econômico", da Prefeitura Municipal de Araçatuba, utilizando dados da Receita Federal, revelou que as duas atividades que mais atraíram investimentos em 2022 foram o comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação, com um total de 43 unidades (58% do total), seguidos pelos serviços de higiene e embelezamento de animais domésticos, que representaram 32,4% do total com 24 novos estabelecimentos. Ainda houve a abertura de empresas especializadas em produção (procria) de animais destinados à categoria “de estimação” e na fabricação de alimentos para animais, ambas com duas unidades cada, bem como representantes comerciais e agentes de comércio de matérias-primas agrícolas e animais vivos, além do comércio atacadista de alimentos para animais e alojamento de animais domésticos, todas com uma unidade cada.

No que diz respeito à estrutura empresarial, a maioria das 74 empresas inauguradas no primeiro semestre do ano foi de microempreendedores Individuais (MEIs), representando 62,16%, enquanto 37,84% foram classificadas como microempresas (MEs).

Em termos geográficos, alguns bairros de Araçatuba se destacaram como polos de crescimento para o mercado pet. O Umuarama liderou este avanço, recebendo sete novas empresas. Seguiram-se os bairros Aeroporto, Planalto e Vila Industrial, cada um acolhendo quatro novas unidades. Em adição a esses, os bairros Guanabara, Ipanema e Paraíso também exibiram sinais notáveis de desenvolvimento, com a instalação de três novas empresas em cada um deles.

Neste contexto de crescimento, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Araçatuba, Laerte Rocha, afirma: "Os dados são muito animadores. O aumento contínuo no número de empresas do setor pet na cidade demonstra o potencial de Araçatuba como um hub para investimentos neste segmento. Isso não só impulsiona o crescimento econômico do município, mas também cria empregos e oferece uma gama maior de serviços à população".

No primeiro trimestre de 2023, dez novas empresas do segmento pet estabeleceram-se em Araçatuba, a maioria no ramo de comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação. Outras áreas da cadeia produtiva, como higiene e embelezamento de animais domésticos, criação de animais de estimação, comércio atacadista de alimentos para animais e alojamento de animais domésticos, também registraram abertura de uma nova empresa cada.

As empresas inauguradas entre janeiro e março deste ano estabeleceram-se nos bairros Jardim Amizade, Conjunto Habitacional Mão Divina, Morada dos Nobres, Santana, São Vicente, Vila Alba e Vila Mendonça.

INTELIGÊNCIA EM INDICADORES ECONÔMICOS

A Plataforma Observatório Econômico é uma ferramenta da Prefeitura Municipal de Araçatuba, que atua coletando, analisando e processando dados econômicos que são usados para orientar as políticas públicas de desenvolvimento local. Sua função é fornecer informações atualizadas e precisas sobre a situação econômica do município. A estrutura do Observatório Econômico está localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho na Avenida Waldemar Alves, 50, São Joaquim.