Idosos tem atividades gratuitas de Pilates no ginásio Matarazzo

Publicado em 21 de Maio de 2024 às 14:50 Idosos tem atividades gratuitas de Pilates no ginásio Matarazzo

A Associação de Idosos Ilta Arcanjo Ferlete, de Araçatuba, iniciou o projeto Pilates Solo que atende cerca de 100 idosos. A intenção é incentivar idosos acima de 60 anos à prática desta atividade.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e o chefe de gabinete Deocleciano Borella Jr visitaram a atividade realizada na manhã do último sábado (18), que contou com um café da manhã especial.

O prefeito participou dos exercícios. “Melhorei muito depois que minha esposa Deomerce (Damasceno, primeira-dama de Araçatuba e presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade do município) me incentivou a fazer pilates. Parabenizo a iniciativa da associação e aos colegas que entenderam que cuidar da saúde é tão importante”, valorizou Dilador Borges.

As aulas de pilates vão acontecem todos os sábados, no Ginásio Dr. Orlando Ramalho, mais conhecido como Matarazzo, localizado na Vila Industrial, no cruzamento entre a avenida Waldemar Alves e a avenida João Arruda Brasil, com acesso pela rua Santo António.

O projeto é uma parceria da Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferlete com Gabriel Poi Fisioterapia & Pilates, e as atividades são feitas de forma gratuita.
“Isso traz qualidade de vida, porque o Pilates traz muitos benefícios na vida dos idosos ”, afirmou Vinicius Sanchez, que é presidente e fundador da Associação.

A Associação já realiza todas as terças e quintas-feiras, também no Ginásio Matarazzo, o projeto Movimente-se e Viva Melhor, com atividades físicas para idosos. Atualmente, cerca de 100 pessoas idosas que participam das atividades, porém, ainda há vagas.

“São treinos funcionais, ginástica e atividade física. O intuito é trazer qualidade de vida para a população idosa. Muitas vezes os idosos chegam numa certa idade, ficam no ócio, inativos e chegam as doenças. Nós precisamos combater tudo isso, se socializar, isso traz muita mudança no estilo de vida”, afirmou Sanchez.

Segundo o presidente da associação, há também um grupo de atendimento psicológico que trata sobre o envelhecimento. O trabalho acontece aos sábados das 8h30 às 9h30. Os encontros abordam diversos temas como luto, depressão, dentre outras.

As inscrições para as atividades da Associação podem ser feitas na sede da Associação Ilta Arcanjo Ferlete, na rua Joaquim Henrique Oliveira, 227, no bairro Ipanema. O telefone e Whatsapp é 18 99661-0060. É necessário mandar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e uma recomendação de aptidão médica mostrando que a pessoa está apta a praticar atividades físicas. As atividades são exclusivas para o público de 60 anos ou mais.

Histórico

A Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferlete, carrega em seu nome uma homenagem à primeira idosa a frequentar o grupo no início do projeto social, em vigor desde 2019, que hoje se tornou a associação. O grupo realizava oficinas e atividades cognitivas, ministrado no antigo Espaço Psicopedagógico Florescer, aos sábados, no período da manhã; que era acompanhado de café da manhã.

O projeto foi recebendo engajamento, e em 2020 passou a ser ministrado no espaço cedido pelo Residencial e Centro Dia para Idosos Florescer, no bairro Ipanema, também aos sábados, mantendo os mesmos horários.

No entanto, no mesmo ano a pandemia de covid se instaurou; impossibilitando as reuniões presenciais, criaram-se alternativas para adaptar as reuniões, no qual os idosos com acesso ao celular conseguiam participar, foi organizada uma festa junina virtual para tentar manter o vínculo entre os idosos. Dona Ilta faleceu, vítima de Covid, aos 80 anos; assim surgiu a ideia de criar uma associação de idosos, fundada no dia 1º de outubro de 2021, com o intuito de ampliar o apoio aos idosos de Araçatuba engajando diversos projetos sociais.

Dona Ilta representa os idosos que sempre buscam um envelhecimento com dignidade, felicidade e respeito; assim se baseia a essência da Associação que ajuda, sem fins lucrativos, os idosos da comunidade com projetos sociais, campanhas, encaminhamentos, palestras, capacitação, oficinas cognitivas, trabalhando sempre em prol dos idosos, principalmente aos que estão em situação de vulnerabilidade social.

A Associação, desde 2022, vem realizando campanhas como o “Natal sem Fome” que já atendeu mais de 300 idosos fornecendo cestas básicas doadas pela comunidade e empresas parceiras; realiza atendimentos emergenciais, fornecendo apoio as famílias de idosos portadores de Alzheimer; realiza atividades como bordado e artesanato; mobiliza passeios e campanhas de conscientização sobre o Alzheimer; no campo do mercado de trabalho fornece Curso de Especialização para Atuação nos Cuidados dos Idosos com Alzheimer.