Maio foi um mês marcante para a Guarda Civil Municipal de Araçatuba. De acordo com informações do Departamento de Vigilância da Secretaria Municipal de Segurança, quatro integrantes da GCM se destacaram por diferentes ações que vão além de suas funções rotineiras.
No dia 21 de maio, o GCM Evandro dos Santos Silva salvou a vida da bebê Poliana Cecília, de apenas 21 dias. Ele estava de folga e havia ido à Emeb Prof. Antonio José Cazerta para buscar sua filha após as aulas, quando se deparou com uma situação crítica de engasgo infantil. Sem hesitar, Evandro fez a manobra de desobstrução das vias aéreas da bebê, demonstrando expertise e profissionalismo em um momento crucial. A ação heróica do GCM Evandro destaca a importância do treinamento contínuo e da prontidão dos guardas municipais de Araçatuba em lidar com situações de emergência.
O GCM Murilo se voluntariou para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Sua missão foi contribuir para o resgate, apoio e segurança da população afetada pela catástrofe. Após chegar à cidade de Alvorada no dia 15 de maio, o GCM Murilo se integrou à equipe da Guarda Municipal local, realizando diversas operações de escolta intermunicipal de carretas com doações, equipamentos médicos e voluntários. Sua atuação também se estendeu ao patrulhamento preventivo em áreas de alto risco, a de mantimentos em comunidades carentes ao apoio aos abrigos de entrega desabrigados.
Em seguida, Murilo foi a Canoas, onde colaborou com o Instituto Boinas Azul. Embarcado em missões de resgate de animais, entrega de mantimentos em áreas ilhadas e na segurança de médicos veterinários, ele atuou em um dos bairros mais afetados e perigosos da região, demonstrando coragem e profissionalismo em um ambiente adverso.
CURSO PATAMO
O GCM Diego Rodrigues e o GCM Castro estiveram em Jandira (SP), de 4 a 26 de maio, participando do renomado curso PATAMO, treinamento de patrulhamento de alto nível, com o objetivo de aprimoramento das técnicas de patrulhamento motorizado.
Referência em sua área, o curso PATAMO reuniu GCMs de várias regiões do país e ofereceu imersão completa em táticas e procedimentos avançados de patrulhamento motorizado. Os GCMs Diego e Castro destacaram-se entre os participantes, demonstrando alto nível de comprometimento, resiliência e capacidade de aprendizado. Foram destaques do curso os seguintes temas: Doutrina e Fundamentos do Patrulhamento Tático; Proteção de Autoridades; Conduta em Locais de Alto Risco: Mentalidade de Combate; Operações de Choque; Sobrevivência Policial; Instrução Tática Individual; Conduta de Patrulha; Transição de Armas; Dinâmicas em Grupo e Liderança; Instrução de Tiro com Armas de Fogo (pistola 9mm, .40 e fuzil calibre 556).
Os quatro GCMs citados na matéria visitaram o gabinete do prefeito Dilador Borges nesta tarde de terça-feira (28), com a presença do chefe de gabinete Coronel Borella, do secretário de Segurança (SMSEG), Erivaldo Assêncio e do diretor de Segurança e de Vigilância da SMSEG, Jorge Correa.