Grupo articula para desenvolvimento do Turismo na região

Publicado em 10 de Maio de 2021 às 10:13 Grupo articula para desenvolvimento do Turismo na região

Na última quarta-feira (5) ocorreu a reunião dos integrantes da região turística Tietê Vivo, credenciada e autorizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

A reunião aconteceu no Speed Park, em Birigui e teve por objetivo eleger o novo interlocutor regional do Turismo, pessoa a quem é atribuída a tarefa de articular as ações da Secretaria de Turismo do Estado e do Ministério do Turismo com os municípios da região. Foi eleito interlocutor o chefe de gabinete da secretaria de Turismo de Araçatuba, Nelson Eduardo Pereira da Costa.

Participaram vários prefeitos da região, assim como vários secretários e funcionários relacionados ao turismo. As cidades que compõem a região turística Tietê Vivo são: Araçatuba, Barbosa, Birigui, Buritama, Braúna, Gastão Vidigal, Zacarias, Monções, Lourdes, Penápolis, Piacatu, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí e Brejo Alegre.

O secretário de Turismo e de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, Marcelo Mazzei, destacou os esforços de Araçatuba para tornar a região reconhecida nacional e internacionalmente por seu turismo, ressaltando os campeonatos de Quarto de Milha da ABQM e com o objetivo estratégico atual de desenvolver o turismo náutico na região.

A principal tarefa é converter a região turística em Instância de Governança Regional, uma exigência legal feita pelo Ministério do Turismo para cumprir sua Política Nacional de Turismo e instalar regiões turísticas no Brasil inteiro. No estado de São Paulo já são 49 regiões turísticas que se esforçam para essa conversão à Instância de Governança, em que a iniciativa privada e os órgãos públicos se juntarão para o desenvolvimento econômico da região na área do turismo.

O papel do novo interlocutor é conduzir o processo de maneira que isso se consolide antes do prazo legal, que é 2023. Esses estudos já estão em andamento e espera-se que neste ano se tenha a consolidação dessa nova região turística já formalizada como Instância de Governança Regional.