Duas ações distintas, mas interligadas, marcaram a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Araçatuba nesta segunda-feira (14). A primeira, na região da Lagoa do Lago Azul, resultou na prisão de um suspeito por tráfico de drogas.
A segunda, no mesmo dia, contou com o apoio da GCM no cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido contra o mesmo indivíduo, em operação coordenada pela Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise).
Durante patrulhamento na área da lagoa, uma equipe da GCM avistou um homem conduzindo uma motoneta Honda Biz. Ao perceber a presença da viatura, ele lançou uma sacola preta que estava no bagageiro e tentou fugir. A tentativa foi frustrada pela dificuldade de locomoção do suspeito.
Na abordagem, o homem alegou que o material não lhe pertencia. No entanto, dentro da sacola foram encontrados dois tabletes com características de pasta base de cocaína, dois tabletes semelhantes à maconha, além de R$ 48 em dinheiro trocado e um celular da marca Motorola.
MANDADO
A prisão em flagrante foi o ponto de virada de uma investigação em curso. Já existia contra o suspeito um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, mas até então não havia sido possível vinculá-lo diretamente ao tráfico. Com a nova ocorrência, a DISE decidiu cumprir o mandado ainda no mesmo dia.
A segunda etapa da ação ocorreu em um imóvel no bairro Jussara. Com apoio da Guarnição do Comando da GCM, e viaturas especializadas da Polícia Civil e do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), os agentes localizaram um revólver calibre .22, dinheiro em espécie, joias de ouro e diversos aparelhos eletrônicos, como televisores, notebooks e celulares — indícios de possível receptação de produtos furtados.
A operação contou ainda com o apoio do canil do Baep, que fez buscas detalhadas com o auxílio de cão policial, mas nenhum outro item ilícito foi encontrado.