Na quarta-feira (19), o Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba recebeu a doação de 2.600 fraldas geriátricas do grupo SOS Entidades. Esses itens serão distribuídos conforme a necessidade das famílias e entidades assistidas. O projeto, idealizado pelo casal Alessandra Castelli e José Carlos Gomes Silva, está em atividade há mais de uma década.
A arrecadação acontece anualmente por meio de um jantar temático realizado em setembro. Além de garantir fraldas para doação, o evento também busca conscientizar os participantes sobre um tema específico.
“No ano passado, abordamos o SOS Amazônia, falando sobre os povos indígenas, o problema do desmatamento e, como parte da ação, distribuímos mudas de árvores para plantio”, explica Alessandra.
Ela relembra que a iniciativa surgiu a partir de seus aniversários. “Em vez de presentes, eu pedia fraldas geriátricas para doação. No início, era algo entre amigos, mas com o tempo, eles começaram a convidar outras pessoas, formando uma verdadeira corrente do bem. Hoje, nosso grupo reúne 400 participantes”, conta.
INCENTIVO
As fraldas arrecadadas são entregues ao Fundo Social, que se encarrega da distribuição. “Muitas pessoas recorrem ao Fundo Social em busca desse tipo de auxílio, e essa doação é essencial para atender essa demanda. É gratificante poder ajudar quem precisa. Queremos incentivar iniciativas como essa e estimular o voluntariado para construirmos uma sociedade mais solidária”, destaca Priscila Lopes Zanatta, primeira-dama do município e presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade.
SOS ENTIDADES
Com o tema “SOS na Queima do Alho”, a edição deste ano do evento acontecerá em 13 de setembro. A aquisição das fraldas geriátricas ocorre por meio da compra da camiseta do projeto, que também serve como ingresso para o jantar temático.
Em abril, o grupo realizará uma reunião para definir a cor da camiseta, que muda a cada ano. Quem quiser contribuir com as doações pode entrar em contato com o casal por meio das redes sociais do projeto SOS Entidades.