O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Araçatuba concluiu mais uma turma do curso de costura criativa, que visa estimular o empreendedorismo e a geração de renda, formando 22 mulheres. Os certificados foram entregues nessa quinta-feira (2), no Polo Educacional do órgão.
A cerimônia contou com a presença da presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta, da coordenadora do Fundo Social, Raquel Rodrigues, e da monitora de cursos do órgão, Merciana Greice Pereira Xavier.
“É sempre uma grande alegria participar de formatura aqui no Fundo Social. Nosso objetivo é oferecer oportunidades de capacitação e conhecimento para que as participantes possam transformar o aprendizado em fonte de renda e terem uma ocupação”, afirmou Priscila.
APRENDIZADO
O curso teve duração de oito semanas e proporcionou às participantes noções práticas e técnicas de costura reta em máquina industrial, uso de ferro de passar e tesoura. O objetivo foi desenvolver habilidades manuais e criativas, estimulando a coordenação motora e visual, a concentração e a percepção.
Durante as aulas elas aprenderam a confeccionar luva de cozinha, jogo americano, avental, porta-garrafa d’ água, pano de prato, porta-sacolas, capa para galão de água, pesos para porta, almofada, touca de cozinha, cobertura para jarra, porta-celular, entre outros itens.
CAMINHOS PROFISSIONAIS
As alunas destacaram a relevância do curso para abrir novos caminhos pessoais e até profissionais. “Aprendi a fazer muita coisa boa que será possível vender e gerar uma renda. Foi maravilhoso participar deste curso, a professora ensinou tudo com muito detalhe, disse Izalete Cristina Bortolassi, 61 anos.
Rita Sampaio Favero, 58 anos, disse que não sabia costurar nada antes de começar o curso. “Resolvi fazer para ampliar meu conhecimento e agora pretendo me aprimorar mais para conquistar uma renda extra. Valeu muito a pena participar pelas amizades feitas e por tudo que eu aprendi”, afirmou.