A Prefeitura de Araçatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), divulgou, nessa segunda-feira (4), que as 20 instituições participantes da Festa das Ações arrecadaram, juntas, o valor bruto de R$ 245.313 mil com a venda de alimentos e bebidas.
Toda a renda líquida ficará com as próprias entidades para a manutenção dos projetos e ações que desenvolvem no município.
O evento, que reuniu gastronomia, cultura, lazer e solidariedade, foi realizado nos dias 25 e 26 de julho, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado.
A administração municipal investiu cerca de R$ 103 mil para a realização da festa, que atraiu milhares de pessoas. O recurso foi empregado com as tendas, banheiros químicos, palco, camarim, mesas e cadeiras, som e iluminação.
Não houve gastos com as atrações artísticas.
SUCESSO DE ORGANIZAÇÃO
De acordo com a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta, a Festa das Ações foi um sucesso de público, organização e arrecadação em prol às instituições sociais, fortalecendo os trabalhos relevantes que realizam na cidade.
“A Festa das Ações superou nossas expectativas, tanto em arrecadação quanto em participação da população. Foi uma linda festa solidária, com as instituições vendendo seus produtos e gerando renda para os custeios mensais”, comemorou Priscila, ressaltando que o valor arrecadado foi mais que o dobro do investido no evento.
ENTIDADES
A Santa Casa de Araçatuba anunciou que a renda será investida na aquisição de novos materiais e utensílios para a Cozinha Hospitalar. “Agradecemos pela oportunidade de participar do evento e pela atenção e cuidado especial que recebemos do Fundo Social. O evento, como um todo, foi nota 10”, avaliou o chefe de Captação de Recursos do hospital, Gustavo Alves.
O presidente da Associação de Apoio à Criança Carente e Pessoas Portadoras de Câncer (AACC), João Pereira, disse que o valor arrecadado será empregado no custeio da instituição, que atende diariamente 49 crianças e adolescentes, além de 43 adultos.
“Foi muito bom participar da Festa das Ações. A arrecadação auxiliará muito no custeio da nossa associação. De segunda a sexta-feira, ofereceremos aulas de teatro, jiu-jítsu, informática e refeições diversas para as crianças e adolescentes que participam do projeto Bem Estar”, comentou.
Participaram ainda da festa a Associação Beneficente Amor e Cuidado (Abac), Abrigo Ismael, Albergue Noturno Senhor Bom Jesus da Lapa, Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável (Acrepom), Associação de Amigos do Autista (AMA), Associação Nipo-Brasileira e Casa Bom Samaritano.
Também estiveram presentes a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Tradições Culturais, Asilo São Vicente, Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferlete, Fundação Mirim, Instituto Cristão Crescer, Instituto para Cegos Santa Luzia, Lar Caminho de Nazaré, Hospital Ritinha Prates, Lar da Velhice e Lar São João.
PILARES
A festa foi construída sobre três pilares: ação de valorização da cultura local e regional, de lazer e entretenimento e de solidariedade. Houve o apoio das secretarias municipais de Cultura, Educação, Esporte, Lazer e Recreação, além da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran).
Além da praça de alimentação com grande variedade de cardápio, o evento contou com feira de artesanato e uma programação artística para toda a família, que incluiu danças tradicionais, apresentações de banda e orquestra, espetáculo teatral e shows sertanejos.