Forças de segurança pública coordenam uso de câmeras em Araçatuba

Publicado em 09 de Maio de 2024 às 15:41 Forças de segurança pública coordenam uso de câmeras em Araçatuba

O sistema de monitoramento com câmeras, que começou a funcionar em 1º de maio deste ano, em Araçatuba, já tem reconhecimento de sua qualidade e eficiência por parte dos órgãos de segurança da cidade e teve anunciado o treinamento para operação junto aos setores dos órgãos públicos. A informação foi dada em reunião no gabinete da Prefeitura de Araçatuba, na manhã de quinta-feira (9).

O município já dispõe de 60 câmeras em funcionamento em pontos estratégicos, que atuam para monitoramento dessas áreas e vias contempladas, contribuindo para registro de ocorrências e identificação que facilitem o trabalho policial, sendo sete unidades dedicadas a controle de infrações no trânsito.

A explicação do sistema e sua multiplicidade de serviços foi apresentada pelo diretor regional da Plataforma Camerite de Monitoramento Colaborativo em Nuvem, Herick Ghenov, com a presença dos delegados da Polícia Civil em Araçatuba, José Luiz Abonizio e Juliano Albuquerque Goes e dos policiais militares Tenente Coronel Akira, chefe de Estado Maior, e o Major PM Lino Neto, chefe de divisão operacional do CPI 10, ambos representando a comandante do CPI 10, Coronel Adriana Belluzzo.

Pela administração municipal, participaram o prefeito Dilador Borges e o chefe de gabinete Deocleciano Borella Jr, além dos secretários municipais Arnaldo Vieira Filho (Governo e Desenvolvimento Agroindustrial), Antonio Erivaldo Assencio (Segurança), Osny Caldeira (Mobilidade Urbana) e Jonathas Magalhães (Comunicação Social).

Delegado Abonízio destacou a diferença de qualidade dos novos equipamentos quanto a rapidez do sistema de acesso a dados e nitidez de imagens, como a eficácia destas características junto a redução de tempo de investigações e identificação de infratores e veículos. O Tenente Coronel Akira reforçou o reconhecimento destas características da tecnologia implantada pela prefeitura e comentou a importância do recurso como fator de redução de atos delituosos, infrações de trânsito e a esperada criação de uma consciência de maior monitoramento das localidades e a consequente redução de atuação criminosa e aumento de sensação de segurança por parte da população.

O secretário de Segurança, Erivaldo Assencio, lembrou que as escolas de Araçatuba já contam com mais de mil câmeras de segurança, as quais são monitoradas plea Guarda Civil Municipal (GCM) também estão à disposição das forças públicas de segurança. O secretário Osny Caldeira (Mobilidade Urbana) informou que, já para a próxima semana, está programado, junto à empresa provedora da plataforma, o treinamento para operação do novo sistema, dedicado à Polícia Militar e secretarias de Segurança e de Mobilidade Urbana.

Chamado à sociedade

Borella Jr, chefe de gabinete da Prefeitura e também coronel da PM-SP, destaca aos policiais civis e militares a importância de atuar junto à população no esclarecimento de que a tecnologia implantada visa melhorar o trabalho da segurança pública. “Já há quem tenha confundido as câmeras como mecanismos para autuação e aplicação de multas, mas é necessário que os entes públicos ajudem todos a entenderem que o objetivo é aumentar a segurança, reduzir a criminalidade, violência, infrações e delitos. Inclusive, que a própria população possa ajudar nessa conscientização”, reforça.

Dilador Borges acredita na colaboração da população. “Quando começarmos a divulgar a disponibilidade de as pessoas se integrarem, certamente haverá um crescimento representativo de câmeras particulares colaborando com o sistema. Será uma evolução muito rápida na busca pela proteção particular e coletiva”, considera o prefeito de Araçatuba.

Herick Ghenov (Camerite) explica que Araçatuba já soma 74 câmeras conectadas à plataforma, sendo as 60 contratadas pela prefeitura e outras 14 por particulares que manifestaram interesse em somarem-se a sistema de monitoramento colaborativo.