Notícias

Foliata 2024: Araçatuba em ritmo de folia

Publicado em 02 de Fevereiro de 2024 às 14:25 Foliata 2024: Araçatuba em ritmo de folia

O Carnaval de Araçatuba promete ser uma festa inesquecível para toda a família, com uma programação diversificada que atende a diferentes públicos. A secretária de Cultura, Tieza Marques, convida calorosamente todas as pessoas que apreciam essa grande festa da cultura brasileira, a participarem das atividades que serão realizadas em vários locais.

Com início nesta segunda-feira (05), o Pré-Carnaval para a garotada contará com três Oficinas de Fantasia, que acontecerão na ARCA – Associação de Reinserção Social de Crianças e Adolescentes, no Parque Industrial, na Estação Cidadania, no Jardim Atlântico e na Escola José Machado Neto, no São José. Sob a coordenação de Josy Martins, da Pimenta Teatro, as oficinas irão proporcionar às crianças uma experiência lúdica na confecção de adereços carnavalescos, utilizando materiais como EVA, TNT, miçangas e fitas, estimulando a imaginação e a criatividade dos pequenos e ainda contando um pouco sobre a história do Carnaval, essa manifestação cultural tipicamente brasileira.

Já no dia 07, quarta-feira, às 9h e depois às 15h, a quadra esportiva da Estação Cidadania vai se encher de confete e serpentina para o animado bailinho, também para o público infanto-juvenil, ao som das inesquecíveis marchinhas, esse estilo musical que só brasileiro sabe compor, cantar e dançar.

No Sábado de Carnaval (10), a Praça João Pessoa será o lugar da concentração para o desfile de blocos, sob o comando do tradicional Bloco do Gordinho. A partir das 15h, brinquedos, brincadeiras e um divertido Show de Palhaços, com a Cia Pano de Chão (A Casa do Teatro) farão o “esquenta” para o cortejo que sairá às 16h20, pela Rua Armando Sales de Oliveira, atrás do trio elétrico, até a Praça Olímpica, onde a diversão da criançada continua na matinê, animada pela Banda Plim Plim, de Micheli Amorim, Heloísa Gimael e Felipe Almeida. O show da Banda Plim Plim comandará a folia dos pequenos, embalada pela alegria contagiante dos pais, avós, tias corujas e muito mais gente, até às 18h quando a matinê dará lugar ao Baile dos Adultos. 

Ao som das tradicionais marchinhas, samba, samba-enredo, axé e outros ritmos carnavalescos, o Grupo Negrici, sob o comando do eclético Helder Aparecido Corrêa Alves, e a Banda Araçabatuque, comandada por Talita Rustichelli e Davi Makuin, levarão a alegria aos foliões até às 22h.

Mas, por volta das 21h, o baile abre alas para a chegada da escola de samba “GRES Terra dos Araçás”, que veio em desfile da Praça João Pessoa, pela mesma Armando Sales de Oliveira exibindo o ritmo e a beleza de passistas, várias alas de foliões, inclusive de baianas, carros alegóricos e uma animada bateria que acompanhará o samba enredo, composto exclusivamente para este carnaval, e que traz um pouco da memória dos velhos e bons carnavais de Araçatuba. 

Destaque também para os ensaios de bateria, que ocorrerão de segunda a sexta, das 20h às 22h, na rua Manoel Ferreira Damião.

“O Carnaval de Araçatuba promete ser um verdadeiro espetáculo de cores, música e alegria, unindo todas as gerações em uma festa que celebra a tradição e a diversidade cultural. Não perca essa oportunidade de se envolver na magia carnavalesca e fazer parte dessa celebração única em nossa cidade”, destaca a secretária Tieza Marques.

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites