Festival Natal Feliz realiza Concurso de Presépios

Publicado em 12 de Dezembro de 2019 às 15:19 Festival Natal Feliz realiza Concurso de Presépios

Você montou um lindo presépio ou está pensando em montar um? Que tal ganhar um prêmio por isso? O Festival Natal Feliz abriu inscrições para o Concurso de Presépios - Festival de Natal. Realizado pela Pimenta Cultural Produções Artísticas, o festival é um dos projetos aprovados no Programa de Fomento à Cultura, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e financiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura.

Segundo a coordenadora do projeto, Josy Viana, a ideia do concurso surgiu para resgatar a cultura e a memória das tradições populares por meio dos presépios. “Além do resgate cultural, geralmente a produção do presépio utiliza-se de técnicas artesanais e artísticas variadas. Assim, também incentivamos o uso de diversos materiais de forma criativa”, afirmou.

As inscrições devem ser feitas de 10 a 17 de dezembro através do link http://abre.ai/concursodepresepios. Os presépios deverão ser entregues nos dias 18 e 19 de dezembro. Todos serão devidamente numerados e ficarão expostos até o dia 27 de dezembro no MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas), situado à rua Duque de Caxias, 20, no Centro, anexo ao prédio da Secretaria Municipal da Cultura, devendo ser retirados pelo proprietário nesta data, dentro do horário de funcionamento do museu.

Forma de avaliação

A comissão avaliadora realizará uma visita ao museu no dia 20 de dezembro em horário ainda a definir. O presépio deverá conter as figuras tradicionalmente conhecidas como fundamentais: Menino Jesus, Virgem Maria, José, os Três Reis e a Estrela de Natal. O trabalho pode ser executado individualmente ou em grupo e conter qualquer material desde que apresente resistência necessária para ficar em exposição durante o tempo determinado pelo concurso. É importante ressaltar que não serão aceitos trabalhos que façam referência a qualquer tipo de protesto ou forma desmoralizadora. O presépio também não poderá ser modificado durante a exposição.

A comissão julgadora irá avaliar os presépios atribuindo notas de 0 a 10 a cada quesito: conjunto, originalidade, criatividade e mensagem estética. Caso houver empate, os critérios para desempate serão a maior pontuação no quesito originalidade; persistindo o empate, a classificação será definida por sorteio.

Premiação

O resultado da avaliação e o presépio vencedor serão divulgados no dia 22 de dezembro de 2019, às 18h, na Praça Rui Barbosa, durante a programação do último dia do Festival Natal Feliz.

A premiação ocorrerá no dia 23 de dezembro de 2019, na sede da Pimenta Cultural Produções Artísticas em horário a combinar com os premiados. O 1º lugar receberá o prêmio de R$ 800,00, 2º lugar prêmio de R$ 450,00 e o 3º receberá o prêmio de R$ 250.