O Festival de Teatro de Araçatuba (Festara) segue movimentando a cena cultural da cidade com espetáculos teatrais gratuitos, em diferentes horários e espaços. A programação foi pensada para atender todas as idades, levando ao palco desde produções infantis até obras voltadas ao público adulto.
Correalizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba (Associata) e Zona Plural de Arte e Cultura, o Festara segue até sábado (27). O evento tem o apoio do Sesc Birigui, Sesi, Associação Paulista Amigos da Arte (APAA) e Governo de São Paulo.
MUSICAL DO RIO DE JANEIRO
Nesta quarta-feira (24), o festival recebe o musical “Benjamim – O Palhaço Negro”, do Rio de Janeiro, que celebra a vida e a obra de Benjamim de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. Um artista múltiplo dos palcos, picadeiros e cinema. Será às 20h, no Teatro Castro Alves.
O espetáculo é interpretado por cinco jovens que dão vida a inúmeros personagens que fizeram parte da trajetória do homenageado. No elenco estão os artistas pretos Isaac Belfort, Sara Chaves, Douglas Motta, Caroll Badon e João Cortins, com direção musical de Thalysson Rodrigues.
Mais cedo, às 14h, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emeb) Prof. Antônio Rodrigues Martins Neto, será apresentada a peça “Entrelaçando Mundo”, com Denise Vaz, Flávia Wolffowitz e Gabriela Reis. O encontro propõe um encontro lúdico e cultural para as crianças.
GRUPO DE FORTALEZA
O grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza (CE), apresenta nesta quinta-feira (25) o espetáculo “Há uma festa sem começo que não termina com o fim”, a partir das 20h, no Centro Cultural Associata. Os ingressos serão liberados uma hora antes do início da peça, com lugares limitados.
Nesta produção, quatro artistas – Eliel Carvalho, Jota Júnior Santos, Nelson Albuquerque e Silvianne Lima –, tal qual páginas soltas de um livro, folheiam o tempo e convidam o público a percorrer um lugar, um ontem, uma vida, um agora, um país, um amanhã.
Em 20 anos de trajetória, o Pavilhão da Magnólia se consolida como um dos grupos expoentes do teatro brasileiro contemporâneo. O grupo já fez mais de 1,3 mil apresentações em mais de 90 cidades, participando de importantes festivais e mostras de teatro do País.
GRUPO TERCEIRO ANDAR
O Grupo Terceiro Andar, de Birigui, encerra a programação do dia com a peça “Ainda não te disse tudo”, às 22h, no Teatro Castro Alves. Em um espaço onde o tempo é suspenso e as memórias reverberam como cartas nunca entregues, seis personagens transitam entre o que viveram e o que jamais puderam dizer.
Veja, abaixo, a programação completa do quinto e sexto dias do Festara:
24 de setembro (quarta-feira)
“Entrelaçando Mundos” – com Denise Vaz, Flávia Wolffowitz e Gabriela Reis
Classificação indicativa: livre
Horário: 14h
Local: Emeb Prof. Antônio Rodrigues Martins Neto
“Benjamim – o Palhaço Negro” (Rio de Janeiro/RJ)
Classificação indicativa: 10 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Castro Alves
Endereço: Rua Duque de Caxias, 29, Centro
Informações: Ingressos serão liberados uma hora antes do início da peça
25 de setembro (quinta-feira)
“Há Uma Festa Sem Começo Que Não Termina Com o Fim” – Pavilhão da Magnólia (Fortaleza/CE)
Classificação indicativa: 18 anos
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Associata
Endereço: Rua 15 de Novembro, 275 - Centro
Informações: Ingressos serão liberados uma hora antes do início da peça, lugares limitados
“Ainda Não Te Disse Tudo” – Grupo Terceiro Andar
Classificação indicativa: 14 anos
Horário: 22h
Local: Teatro Municipal Castro Alves
Endereço: Rua Duque de Caxias, 29, Centro
Informações: Ingressos serão liberados uma hora antes do início da peça