Alunos do curso Técnico em Teatro do Senac Araçatuba apresentam, gratuitamente ao público, o espetáculo "A Tempestade", de Augusto Boal. A peça contará com três sessões nos dias 4 e 5 de julho, às 20h, e no dia 6 de julho, às 18h, no Teatro Castro Alves, em Araçatuba.
A entrada é gratuita e os lugares serão preenchidos por ordem de chegada. A recomendação é que o público chegue com pelo menos 1 hora de antecedência para garantir seu lugar. Os ingressos serão reservados por meio da plataforma Sympla em https://www.sympla.com.br/evento/a-tempestade-17-turma-do-tecnico-em-teatro-do-senac-aracatuba/2509319 .
Com direção do docente e ator Tato Brasil e codireção da docente e atriz Thais Baldi, "A Tempestade" narra a história de Caliban, um habitante de uma ilha cujas terras são invadidas por Próspero, um nobre que perdeu o trono de Milão para seu irmão Antônio e que, agora, está determinado a recuperar seu posto e colonizar novos territórios.
Com a ajuda de Ariel, um subordinado que busca liberdade sem perceber que já é um homem livre, Próspero arma uma emboscada para Antônio, que está em um navio junto ao Rei Alonso de Nápoles e seu filho Fernando, por quem Miranda, filha de Próspero, se apaixonará. Ao longo da trama, relações de poder e subserviência se desenvolvem, oferecendo novas perspectivas sobre os “descobrimentos” na América Latina durante o período colonial.
"A Tempestade" foi escrita em 1974 por Augusto Boal, renomado teatrólogo brasileiro, durante seu exílio. Nesse período, os movimentos sociais latino-americanos enfrentavam uma dura derrota frente ao imperialismo norte-americano e eram brutalmente reprimidos pelas ditaduras civil-militares. A peça reflete a resistência cultural e a luta pela conscientização política em um contexto de opressão e censura.
Concepção cênica
A montagem é parte do exercício cênico de conclusão do curso Técnico em Teatro do Senac Araçatuba (SP), com direção do docente Tato Brasil e codireção, preparação vocal e corporal da docente Thaís Baldi. Como proposta cênica, a 17ª turma opta pelo gênero cômico para a construção do espetáculo, utilizando trabalho corporal e vocal com elementos das técnicas da biomecânica de Meyerhold, um grande nome na história do teatro mundial.
Além disso, as alunas atrizes e alunos atores utilizam o Sistema Coringa, uma técnica proposta por Boal, na qual não há protagonistas fixos, mas um rodízio de personagens ao longo da apresentação. A linguagem será brechtiana, incorporando elementos de distanciamento como música, cartazes e o uso multifuncional do palco.
Programação
Sessões 1 e 2
Data: 4 e 5/07 (quinta e sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Castro Alves
Endereço: Rua Duque de Caxias, 29 - Centro, Araçatuba - SP
Sessão 3
Data: 6/07 (sábado)
Horário: 18h
Local: Teatro Castro Alves
Endereço: Rua Duque de Caxias, 29 - Centro, Araçatuba - SP.