Estudantes aprendem como tornar o trânsito mais seguro em Araçatuba

Publicado em 22 de Junho de 2017 às 08:44 Estudantes aprendem como tornar o trânsito mais seguro em Araçatuba

A Prefeitura de Araçatuba tem desenvolvido, ao longo desde mês, uma série de ações educativas que visa o combate à violência no trânsito. Batizada de “Maio Amarelo”, a campanha está ensinando as crianças em fase escolar a tornarem o trânsito mais seguro por meio de atitudes como respeitar a sinalização quando estão circulando a pé ou de bicicleta. Os adultos estão sendo chamados à reflexão sobre o tema por meio de atividades que estão sendo desenvolvidas nos principais cruzamentos na área urbana ou em pontos da rodovia Marechal Rondon (SP-300), onde são distribuídos materiais educativos.

Nesta terça-feira (16), por exemplo, as aulas especiais de como se comportar nas ruas e calçadas serão ministradas nas escolas Leão Nogueira Filho e Leonísia de Castro. Na quarta-feira (17), será feito o trabalho nas ruas, chamados de ‘pit stop’. A ação será às 9h no cruzamento entre as ruas Anhanguera e Vasco da Gama. No mesmo dia também serão ministradas palestras nas escolas Darcy Fontanelli e José Machado Neto. Nesta segunda-feira (15), os trabalhos com as crianças foram desenvolvidos nas escolas Carmelita Melo Fonseca e Índio Poty.

O “Maio Amarelo” envolve servidores das secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Educação, que contam ainda com apoio do Tiro de Guerra, do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo), da Policia Civil, da concessionária Via Rondon e do Corpo de Bombeiro.

A campanha desenvolvida com as crianças tem o lema “Seja um ciclista responsável! Mantenha uma distância segura!”. Nas estradas e nas ruas da cidade, os slogans são “Foca no trânsito, se beber não dirija”; “Foca no trânsito, não use o celular na direção”; “Foca no trânsito, respeite os limites de velocidade” e “Foca no trânsito, use o cinto também no banco de trás”.