Estado apresenta porto hidroviário para Araçatuba em plano diretor

Publicado em 26 de Setembro de 2022 às 08:51 Estado apresenta porto hidroviário para Araçatuba em plano diretor

O prefeito Dilador Borges recebeu, nesta sexta-feira (23), a visita do diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, José Reis, e do coordenador de apoio aos municípios, Clodoaldo Pacce, que trouxeram um exemplar do Plano Diretor da Hidrovia Tietê-Paraná. O documento apresenta projeto de construção do Porto de Araçatuba com modal completo: hidroviário, ferroviário, rodoviário e aéreo.

O diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, José Reis, falou das obras e dos projetos em andamento. “Araçatuba é um dos pontos logísticos principais neste Plano Diretor. Por ser uma cidade extremamente importante na logística Tietê-Paraná, com certeza comporta e necessita de um porto intermodal: hidroviário, ferroviário, rodoviário e aéreo. Esse será um dos centros principais da hidrovia de transporte e distribuição de carga. É uma cidade realmente que compõe o desenvolvimento regional das cidades ao longo da hidrovia Tietê-Paraná”, destaca.

“O governador Rodrigo Garcia e o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano, determinaram ao Departamento Hidroviário uma atenção especial para as obras em Buritama, na Hidrovia Tietê-Paraná. Essa é uma obra icônica que, com o derrocamento de Nova Avanhandava, fará com que, se houverem outras crises hídricas, o transporte de cargas do agronegócio de Mato Grosso do Sul e Goiás pela hidrovia Tietê-Paraná não parem mais a navegação”. finaliza.

O Departamento Hidroviário publicou o edital em agosto de 2022. O investimento na obra do Pedral de Nova Avanhandava será de R$ 343 milhões. Os envelopes com os nomes das empresas que participam da licitação serão abertos em 14 de outubro, às 9h30, na sede do departamento em São Paulo.

O prefeito Dilador Borges agradeceu a iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em buscar desenvolvimento para Araçatuba e região. “Está nos planos de Araçatuba recebermos esse porto hidroviário há muitos anos e agora vemos que no governo do Rodrigo Garcia as coisas acontecem, esse sonho está saindo do papel para virar realidade. Essa grandiosa obra, do porto hidroviário, vai atender toda a região, trazendo um novo marco para o transporte hidroviário do noroeste paulista”.

A equipe do Departamento Hidroviário Estadual visitará ainda nesta sexta-feira Buritama e Pereira Barreto. Eles serão recebidos pelos prefeitos, que conhecerão os detalhes do Plano Diretor da Hidrovia.