Publicado em 17 de Dezembro de 2019 às 16:31 Equipes técnicas de podadores recebem treinamento sobre os princípios da poda em árvores urbanas

A Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste (AEAN), realizaram nesta manhã (17 de dezembro), a palestra “Princípios da Podas em Árvores Urbanas” ministrada pelo Engenheiro Agrônomo José Walter Figueiredo Silva.

José Walter, que também é Coordenador do Programa Município Verde Azul (PMVA) do Estado de São Paulo, iniciou a palestra dizendo que “Na floresta, a árvore não tem problemas como aqui e é lá que podemos aprender a podar”, apresentou na teoria as técnicas de podas, desde os princípios básicos até os legais, como a Lei Federal 9.605/98, regulamentada pelo Decreto Federal 3.179-99, que estabelece penalidades para quem destruir, danificar, lesar ou maltratar, de qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros ou em propriedades privadas alheias.

O evento, que contou com a presença de representantes da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), da Agência Reguladora e Fiscalizadora – DAEA (AGRF-DAEA), Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN), equipe de poda da SMMAS, interlocutores do PMVA do município de Dracena, produtores rurais e munícipes interessados, foi realizada na sede da AEAN, com foco no manejo adequado das árvores urbanas que, além da teoria, foi demonstrada algumas técnicas práticas, das quais foram citadas que as podas podem ser divididas em limpeza, formação e de condução que, independentemente do tipo da poda, estimulam a produção de ramos, flores e frutos.

Em Araçatuba, a administração da arborização urbana fica a cargo da SMMAS, que mantém atualizado um cadastro dos podadores regulamentados na cidade, além de emitir autorizações para poda e fiscalização deste trabalho.

A SMMAS orienta que, toda solicitação de poda, seja em áreas particulares ou públicas, devem ser realizadas por protocolo no Atende Fácil, localizado na rua Conselheiro Oscar Rodrigues Alves, 295,Vila Mendonça.

Maiores informações podem ser sanadas pela SMMAS de segunda a sexta-feira, na Av Dr. Alcides Fagundes Chagas, 222, bairro Aviação ou pelo telefone 18 3607-6550.