Equipe do NES palestra na UBS do bairro Taveira em comemoração ao Dia da Mulher

Publicado em 12 de Abril de 2017 às 14:48 Equipe do NES palestra na UBS do bairro Taveira em comemoração ao Dia da Mulher

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação em Saúde (NES), promoveu na manhã desta sexta-feira (10) uma palestra sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero para aproximadamente 15 mulheres na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Engenheiro Taveira. A palestra deu continuidade às comemorações do Dia da Mulher.

A educadora de saúde Rosimeire Morales ministrou a palestra e conversou com as moradoras do bairro sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero, diagnóstico das doenças, sintomas e tratamento. Através de vídeos e slides, Rosimeire também abordou temas como autoestima e os riscos da obesidade e do tabagismo para a saúde da mulher.

AGENDA SEMANAL

Dando continuidade às atividades, nesta sexta-feira (10), a equipe do NES estará no bairro Santana dando orientações e distribuindo material educativo a respeito da tuberculose para o comércio em geral, empresas, sindicatos e associações religiosas presentes no bairro.

-------------------------------

111 - Prefeitura realizou a primeira Plenária sobre o Plano Plurianual no bairro Vista Verde

Na noite da quinta-feira (9), na escola municipal Egles Gabas de Carvalho, a Prefeitura de Araçatuba promoveu a primeira reunião do Orçamento Participativo Popular (OPP), em que foram apresentadas à comunidade do bairro Vista Verde e adjacências, propostas do Plano Plurianual Participativo (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), que vão estar em vigor entre os anos de 2018 e 2021.

Cerca de 300 pessoas participaram do encontro, entre secretários municipais, vereadores, servidores e munícipes que representam a zona leste do município. A vice-prefeita Edna Flor representou o prefeito Dilador Borges, e na oportunidade, disse que essa é a chance para que as políticas públicas de interesse da comunidade se efetivem. “São durante as plenárias que ficam abertas as possibilidades de fortalecimento das ações e de melhorias para as comunidades. A força deve vir da população”.

Foram escolhidas as três principais demandas votadas pela população. Entre as solicitações, a comunidade elegeu o setor da saúde como a principal necessidade daquela região. A saúde recebeu 487 votos, seguido da educação, que atingiu 306 votos e a terceira solicitação mais emergente, de acordo com a comunidade, foi o asfalto, com 250 votos.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Participação Cidadã, Maria Cristina Domingues, a população da zona leste da cidade é uma das mais numerosas, tendo cerca de 30 mil munícipes. “Sou moradora dessa região e sei que as melhorias precisam vir. A presença de vocês hoje retrata um avanço para a garantia da cidadania”, disse a secretária aos presentes.

Após o encontro, a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação informou que já está prevista pavimentação asfáltica para trechos de ruas que ainda não têm asfalto. De acordo com o secretário, Tadeu Consoni, o início das obras de pavimentação nos bairros Vista Verde e Água Branca III se dará assim que o clima estiver estável.

No último mês, o prefeito Dilador Borges esteve em contato com a empresa Vivo para negociar a instalação de uma torre de retransmissão do sinal da operadora. Dessa forma, bairros como Araçatuba G e Água Branca, que ainda não contam com o serviço, passarão a tê-lo já a partir do segundo semestre deste ano.

Estão marcadas mais seis datas para plenárias, nos bairros Antônio Villela, São José, Clóvis Picoloto, Centro, Água Limpa e Engenheiro Taveira.