Notícias

Enfermeiros da Zatti Saúde passam por treinamento técnico

Publicado em 16 de janeiro de 2026, às 09:36 Enfermeiros da Zatti Saúde passam por treinamento técnico

Com foco na qualificação da assistência prestada aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), os enfermeiros da Zatti Saúde participaram de um treinamento sobre desbridamento, na última terça-feira (13), no UniSalesiano. A capacitação, voltada aos atendimentos de enfermagem nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba, reuniu profissionais para aprimoramentos técnicos e práticos no cuidado com feridas.

 

O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro Ivan Rogério Antunes, estomaterapeuta (TiSobest - título de especialista), que apresentou uma abordagem integral e atualizada sobre o desbridamento, considerando não apenas as características da ferida, mas as condições clínicas do paciente e os recursos disponíveis em cada serviço de saúde.

 

CICATRIZAÇÃO

O desbridamento vai além de um procedimento técnico isolado. Trata-se da remoção de componentes viáveis e não viáveis da ferida, como tecido necrótico, esfacelo, microrganismos, biofilme e materiais estranhos, com o objetivo de reduzir a carga microbiana e favorecer a cicatrização, utilizando métodos eficazes e com o menor número possível de efeitos colaterais.

 

“A capacitação em desbridamento de feridas é essencial para a qualificação da assistência na Atenção Primária à Saúde. A importância de treinar os profissionais para este procedimento reside, primordialmente, na ampliação da resolutividade local e na segurança do paciente. Na rotina da APS, o desbridamento é indicado sempre que a presença de tecido necrótico impede a evolução natural do processo de cicatrização ou quando há sinais de infecção local que precisam de limpeza técnica imediata”, explica Antunes.

 

Segundo ele, entre as lesões que mais demandam essa intervenção no dia a dia das Unidades Básicas de Saúde, destacam-se as úlceras venosas, as lesões por pressão e, especialmente, as lesões nos pés decorrentes de complicações do diabetes, que exige um olhar atento e especializado para prevenir amputações.

 

CONTEÚDO

Durante a formação, foram discutidos os diferentes tipos de tecidos presentes nas feridas, os principais métodos e técnicas de desbridamento, suas indicações e contraindicações, além do desenvolvimento da habilidade manual para o manuseio seguro de instrumentos cortantes.

 

O conteúdo também destacou a importância da combinação de métodos, inclusive de técnicas complementares aplicadas na mesma ferida, sempre com uma abordagem personalizada, adaptada às necessidades individuais de cada paciente.

 

Além da aula técnica, os profissionais puderam colocar em prática duas técnicas apresentadas, usando um pé de porco como exemplo.

 

“Dentro deste cenário, o enfermeiro da APS desempenha um papel de liderança e protagonismo. Cabe a este profissional não apenas a execução técnica do desbridamento, mas a avaliação holística do paciente. O enfermeiro é o gestor do cuidado: ele define a periodicidade das trocas de curativos, escolhe as coberturas mais adequadas e orienta a equipe e a família sobre os cuidados preventivos”, completa o enfermeiro.

 

VANTAGENS

Entre os benefícios do desbridamento integral, abordados no treinamento, estão a facilitação da remoção de tecidos necróticos e marcadores pró-inflamatórios, a melhor definição das reais dimensões da ferida, o auxílio no controle de complicações como infecções, além de revelar sinais clínicos que possibilitam a coleta de culturas profundas.

 

O procedimento também prepara o leito da ferida para receber produtos celulares ou acelulares, semelhantes a matrizes, quando indicados, contribuindo diretamente para o aumento da taxa de cicatrização.

 

ESSENCIAL

Para a coordenadora assistencial da Zatti Saúde, Cristiane Zonta, investir na capacitação contínua das equipes é essencial para garantir um cuidado mais resolutivo e seguro na Atenção Básica.

 

“O treinamento em desbridamento reforça o conhecimento dos profissionais e promove a melhora contínua da assistência, trazendo segurança aos profissionais e uma resposta mais rápida ao tratamento. Ao ampliar o olhar clínico e técnico dos enfermeiros, fortalecemos o cuidado integral ao paciente e contribuímos para melhores desfechos no tratamento de feridas”, destaca.

 

AVALIAÇÃO ADEQUADA

Para a diretora do Departamento de Atenção Primária, Elizabete Vello, “o conhecimento adquirido possibilita que os profissionais capacitados realizem a avaliação adequada das lesões, façam a escolha correta das coberturas e executem os procedimentos de forma segura, favorecendo o processo de cicatrização, prevenindo infecções e reduzindo complicações, internações e encaminhamentos desnecessários. A preocupação central dessa capacitação é a melhoria contínua da assistência, promovendo um cuidado integral, humanizado e baseado em boas práticas”.

 

SOBRE A ZATTI SAÚDE

A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua em ações e execuções de serviços essenciais de atendimento à população na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e na APS (Atenção Primária à Saúde).

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites