Em Araçatuba, vacina BCG tem aplicação direto nas maternidades
Publicado em 01 de julho de 2021, às 11:29
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba tem uma logística especial para otimizar a aplicação da vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), utilizada na prevenção da tuberculose.
Em Araçatuba, logo após o nascimento da criança, a mãe recebe a visita de uma profissional da Atenção Básica, que ministra a dose no bebê antes da mãe ter alta. A ação busca garantir que a criança receba a dose da vacina e evita o deslocamento para a aplicação da vacina, principalmente em época de pandemia.
O serviço de vacinação contra a tuberculose em recém-nascidos é feito diariamente. As equipes das UBSs têm contato com as equipes de enfermaria dos hospitais, que informam sobre o nascimento das crianças diariamente. A Secretaria de Saúde informou que de janeiro até maio foram aplicadas 867 doses.
A vacina BCG está incluída no calendário básico de vacinação da criança, é segura e está indicada para prevenir as formas graves da tuberculose miliar e a meningite tuberculosa.
Existem situações em que a mãe ganhou o bebê em outro município ou foi embora sem tomar a vacina por motivo desconhecido. Nesse caso, ela deverá levar a criança à UBS de sua cidade. Se for moradora de Araçatuba, ela poderá ir à UBS Umuarama ou UBS TV.
A diretora da Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, Priscila Cestaro, ressalta a importância da vacinação nas primeiras 12 horas após o nascimento, preferencialmente ainda na maternidade.
Este site utiliza cookies
(próprios e de terceiros) e tecnologias similares para analisar os nossos serviços e exibir publicidade personalizada com base em um perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação (por exemplo, páginas visitadas). Consulte a Política de Cookies para obter mais informações.