A Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba promoveu nesta semana uma formação destinada a coordenadores pedagógicos e professores dos 5º anos da rede municipal.
O encontro, realizado pelo Departamento de Educação do Ensino Fundamental, teve como objetivo fortalecer e subsidiar o trabalho das escolas em relação às avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
DIÁLOGO
Durante a programação, foram apresentadas práticas exitosas desenvolvidas nas unidades escolares. A proposta foi incentivar o diálogo entre os profissionais e estimular estratégias para melhorar o desempenho dos estudantes.
Entre as iniciativas compartilhadas, destacaram-se sugestões de atividades, formação de parcerias, organização de gincanas e outras ações que inserem no cotidiano escolar os descritores cobrados nas avaliações.
PERTENCIMENTO
Segundo o coordenador pedagógico Jonathan da Silva Santos, a proposta da formação vai além da preparação técnica. “A intenção desse trabalho é atribuir pertencimento a todos os envolvidos das escolas, com união, compartilhamento, cooperação e valorização pelo trabalho realizado, de modo que ninguém fique para trás”, afirmou.
A formação integra um conjunto de ações planejadas pela Secretaria de Educação para apoiar o trabalho das equipes escolares e reforçar a preparação dos alunos frente aos sistemas de avaliação.