Publicado em 17 de Abril de 2023 às 14:51 Educação faz reunião com diretores para debater segurança nas escolas municipais

A Secretaria de Educação de Araçatuba realizou nesta segunda-feira (17) uma reunião com os diretores das escolas municipais para discutir questões relacionadas à segurança dos alunos. O encontro aconteceu no auditório da secretaria, localizado no Edifício Siran.

A secretária de Educação, Silvana Sousa e Souza, destacou a importância da discussão sobre medidas para garantir a vigilância mais rígida nas unidades escolares em um momento de crescente preocupação com a violência em todo o país, mas destacou que o momento requer, acima de tudo, serenidade por parte dos educadores e dos pais.

Segundo a secretária, a Prefeitura tem adotado ações para reforçar a segurança na entrada e saída dos estudantes, mas é importante que não haja divulgação de notícias falsas por meio de aplicativos de mensagens. As fake news estariam criando um clima generalizado de insegurança e de pânico, dificultando a execução das políticas públicas que estão em curso para impedir ataques às unidades escolares locais.

“Precisamos encontrar e manter uma linha de equilíbrio. É importante o envolvimento de toda a comunidade escolar, juntamente com os pais, na busca de soluções, que não são mágicas, para que todos possam colaborar para a restauração da segurança em nossas escolas”, afirmou Silvana.

A vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã Edna Flor destacou a importância de se promover a cultura de paz nas escolas. “Não podemos esperar que a violência se resolva por si só. Precisamos agir de forma proativa, investindo na prevenção e no fortalecimento de valores como a cultura de paz. Somente assim poderemos construir uma sociedade mais justa, equilibrada e segura”, afirmou Edna, que acrescentou ainda que é importante que a escola trabalhe em parceria com a comunidade, envolvendo os pais, os moradores do entorno e outras instituições locais, para criar uma rede de proteção e cuidado com as crianças.

O secretário de Segurança Pública, Antônio Erivaldo Gomes Assêncio, fez uma explanação sobre o trabalho que a administração pública vem realizado nas últimas semanas para garantir que os estudantes e funcionários das escolas tenham tranquilidade. Ele explicou aos diretores quais são as estratégias que foram adotadas e reafirmou que o trabalho seguirá até quando for necessário.

Os diretores tiveram a oportunidade de expor suas preocupações e sugestões para aprimorar os protocolos de segurança nas escolas.

A secretária Silvana Sousa e Souza ressaltou que a segurança dos alunos é uma das principais prioridades da Secretaria de Educação e que a reunião foi uma importante oportunidade para reforçar a parceria entre a secretaria e os diretores das escolas municipais.